BIBLIOTECA

Sistemas para o Tratamento de Efluentes: Lodos Ativados, MBR e MBBR

Os lodos ativados são um tipo de tratamento biológico de efluentes que utiliza microrganismos aeróbios para degradar a matéria orgânica presente na água

Os lodos ativados são um tipo de tratamento biológico de efluentes que utiliza microrganismos aeróbios para degradar a matéria orgânica presente na água. Esse processo acontece em tanques de aeração. Portanto, mistura-se o efluente com o lodo, que é uma massa biológica formada por bactérias e outros microrganismos, neste tanque. Então o lodo recebe oxigênio por meio de um sistema de aeração mecânica ou por ar difuso e isso permite que os microrganismos consumam a matéria orgânica. Após consumirem essa matéria, eles produzem dióxido de carbono, água e novas células.

O que são Lodos Ativados e como eles funcionam?

Após a aeração, o efluente vai para um decantador, onde a gravidade separa o lodo da água tratada. Uma parte do lodo é recirculada para o tanque de aeração afim de manter a população de microrganismos ativa. Podendo ser a outra parte então descartada ou até mesmo destinada para outros usos. É possível lançar o efluente tratado no meio ambiente ou reutilizado, de acordo com os padrões de qualidade exigidos.

O sistema de lodos ativados é um dos mais utilizados no mundo para o tratamento de efluentes domésticos e industriais, pois apresenta alta eficiência na remoção de matéria orgânica, além de ser flexível e adaptável às diferentes características dos efluentes e às condições operacionais.

Como o MBBR funciona no Tratamento de Efluentes?

MBBR é a sigla para Moving Bed Biofilm Reactor, ou seja, Reator de Biofilme em Leito Móvel. Trata-se de uma tecnologia de tratamento biológico de efluentes que combina os sistemas de lodos ativados e de biofilme. O princípio do MBBR é simples. Dentro do tanque de aeração são colocadas pequenas peças plásticas chamadas de biomídias, que têm baixa densidade e grande área superficial.


QUER SE APROFUNDAR NO ASSUNTO? FAÇA A INSCRIÇÃO NO CURSO DE LODOS ATIVADOS


Essas biomídias servem como suporte para o crescimento de micro-organismos que degradam a matéria orgânica e removem os nutrientes do efluente; elas ficam em constante movimento dentro do tanque, graças à aeração ou à agitação mecânica. Uma das vantagens do MBBR é que ele não precisa de recirculação ou decantação do lodo, pois o biofilme fica retido nas biomídias, reduzindo o volume e a área necessários para o tratamento. Quer conhecer mais sobre este tema? Participe do curso Lodos Ativados, MBR e MBBR, promovidos pelos portais Saneamento Básico e Tratamento de Água, juntamente com o Hydrus.

Como é a composição do Sistema de Tratamento MBR?

 

O sistema de tratamento MBR (Membrane BioReactor) é uma tecnologia que combina processos biológicos e físicos para tratar efluentes. Consiste em um reator biológico onde ocorre a degradação da matéria orgânica por microrganismos, seguido de uma membrana de ultrafiltração que separa o lodo do efluente tratado. O sistema de tratamento MBR apresenta diversas vantagens, como alta qualidade do efluente, redução do volume de lodo, menor área ocupada e maior resistência a variações de carga orgânica.

Um sistema de tratamento MBR é composto por dois estágios principais: o reator biológico e o módulo de membranas. No reator biológico, os microrganismos presentes no lodo ativado degradam a matéria orgânica e os nutrientes do efluente. Em seguida, o efluente passa pelo módulo de membranas, onde as membranas de ultrafiltração retêm os sólidos em suspensão e os microrganismos, produzindo um permeado de alta qualidade.

O MBR apresenta diversas vantagens em relação aos sistemas convencionais de tratamento de efluentes, tais como:

– Alta eficiência na remoção de matéria orgânica, nutrientes e sólidos em suspensão;
– Produção de um permeado de alta qualidade, que pode ser reutilizado ou descartado com menor impacto ambiental;
– Menor área ocupada, pois dispensa a necessidade de decantadores secundários;
– Menor produção de lodo excedente, pois permite operar com altas concentrações de biomassa;
– Maior flexibilidade operacional, pois pode se adaptar a variações na vazão e na carga orgânica do efluente.

Sistema de Lodos Ativados, MBR e MBBR

Descubra os segredos dos processos de tratamento de águas residuais mais eficientes, participando do nosso Curso Especializado em Lodos Ativados MBR e MBBR. Aprenda como os sistemas de Reator Biológico de Membrana (MBR) e Reator Biológico de Leito Móvel (MBBR) revolucionam então o tratamento de águas residuais. Explore as técnicas, princípios e aplicações desses processos e domine também suas modalidades, os benefícios ambientais e as melhores práticas para obter uma água tratada de alta qualidade e esteja à frente no setor de saneamento.

Fundamentos dos Processos e Aspectos Operacionais

Não perca a oportunidade de se capacitar em Lodos Ativados MBR e MBBR! Esteja preparado para enfrentar desafios reais, aprenda a dimensionar sistemas, otimizar processos e a garantir a qualidade da água tratada. Então o que você está esperando? Chegou a hora de impulsionar sua carreira na área de tratamento de águas residuais. Inscreva-se agora no nosso Curso EAD de Lodos Ativados MBR e MBBR e aproveite a chance de tirar suas dúvidas com instrutores experientes e materiais abrangentes. Dessa forma você estará pronto para enfrentar desafios reais e alcançar o sucesso profissional. Garanta já sua vaga agora mesmo e aproveite esta oportunidade!

Fonte: Alexandre Lopes


QUER SE APROFUNDAR NESTE ASSUNTO? ENTÃO INSCREVA-SE NO CURSO ON-LINE, AO VIVO, NOS DIAS 13, 15 E 20 DE JUNHO

ÚLTIMOS ARTIGOS: