BIBLIOTECA

Sistema de interceptação e captação de esgoto em galeria de água pluvial utilizando a válvula de tempo seco.

Resumo

O trabalho visa a instalação de uma válvula de desvio de fluxo de esgoto, dentro de galeria de águas pluviais, direcionando o esgoto para o sistema de esgotamento sanitário existente. O presente trabalho tem o objetivo de expor essa problemática existente através dos lançamentos irregulares de esgotos domésticos na área da Unidade de Gerenciamento Regional Interlagos, mostrando a solução adotada com a utilização de válvula para a captação desse esgoto em tempo seco (VTS) e direcionamento para a infraestrutura de rede coletora existente para posterior tratamento na Estação Barueri.

Introdução

A região metropolitana de São Paulo possui uma população de 21 milhões de habitantes, com cerca de 3,8 milhões destes residindo na região Sul em bairros no entorno da represa Guarapiranga. O motivo da migração de parte das pessoas para a área periférica de São Paulo tem sempre um viés ligado à falta de moradia e certa facilidade na aquisição de terrenos e imóveis com valores atrativos à população de baixa renda.

Com o crescimento desordenado das regiões periféricas, surgem também as necessidades inerentes à população como saúde, transporte, lazer, segurança e o saneamento básico. A Companhia de Saneamento Básico de São Paulo – Sabesp, preocupada com a universalização do saneamento na região metropolitana de São Paulo e também com o cenário mais recente de crise hídrica vivenciada, está investindo na preservação de nossos mananciais, com a expansão do sistema de esgotamento e também na despoluição de corpos d água.

Um grande aliado no avanço da despoluição dos principais mananciais da região sul de São Paulo têm sido o Programa Córrego Limpo (convênio firmado entre a Sabesp e Prefeitura Municipal de São Paulo), tendo como objetivo a despoluição das bacias de esgotamento dos principais afluentes das represas Billings e Guarapiranga. No entanto, o grande número de áreas densamente povoadas, topografia acidentada e expansão crescente de favelas têm trazido grandes desafios na implantação de um sistema ideal para afastamento e tratamento do esgoto gerado por estes núcleos, o que levou a Divisão de Operação e Manutenção de Esgoto e a Célula de Engenharia da UGR Interlagos a lançar mão de um sistema simples, porém muito eficaz na captação de efluente doméstico lançado em GAP, desviando-o para a rede coletora de esgoto em dia não chuvoso.

O sistema de captação de esgoto doméstico em GAP trouxe resultados expressivos, eliminando o lançamento de esgoto bruto no corpo d´água e o direcionando para o sistema de redes coletoras existentes, por sua vez seguindo para tratamento na ETE Barueri.

Autores: Paulo Rosa Santos; Aluízio Martiniano Silva; Cláudio Henrique de Paula e Alexandre Ribeiro Vieira.

ÚLTIMOS ARTIGOS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS