BIBLIOTECA

Estratégias para o enfrentamento da seca no tocante ao abastecimento de água na zona rural do Ceará

Resumo

Visando não deixar as comunidades rurais do Estado do Ceará prejudicadas com a falta de abastecimento de água, após um longo período de estiagem, o SISAR vem trabalhando com várias alternativas e estratégias como por exemplo, mudança de mananciais, perfuração de poços profundos e poços de Jacó, injetamentos em adutoras de engate rápido e recirculação da água de lavagem dos filtros.
As Bacias hidrográficas escolhidas para o estudo foram as do Acaraú e Coreaú, região com sede no município de Sobral.
Com a aplicabilidade de novas tecnologias, para salvar as comunidades do colapso de água, o SISAR está sempre na busca de garantir o abastecimento de água, mesmo enfrentando longos períodos de estiagem, priorizando e fomentando o modelo de gestão sustentável e participativa.

Introdução

A problemática da seca vem atingindo a gestão dos serviços do SISAR, já que estão concentrados em atender a população sem prejuízo para o abastecimento de água das localidades. Para isso, o modelo de gestão vem buscando várias alternativas e estratégias para que a população não fique prejudicada, tais como, mudança de mananciais, perfuração de poços profundos e poços de Jacó, injetamentos em adutoras de engate rápido, recirculação da água de lavagem dos filtros, entre outros.

A adoção dessas ações, permite ao SISAR da Bacia do Acaraú e Coreaú dispor de atendimento adequado em todas as localidades. Mesmo com esse período de estiagem prolongada, nenhuma comunidade ficou sem abastecimento em sua rede de distribuição.

O objetivo do trabalho é avaliar as estratégias utilizadas em serviços de abastecimento de água rurais do Estado do Ceará, geridos por associações comunitárias, com fins de garantir abastecimento à população do campo, frente aos impactos causados pela seca.

SISAR

Segundo Ponte (2011), o SISAR é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, formado por associações comunitárias que foram beneficiadas por sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário na zona rural. É um modelo de gestão compartilhada dos serviços de abastecimento de água para a área rural, sendo o suporte técnico, administrativo e social provido pelo Governo do Estado e a CAGECE.

O SISAR gerencia 918 sistemas de abastecimento de água na zona rural do Ceará, atendendo 1.383 localidades, atuando em 80% dos municípios do Estado. Como pode ser observado na Tabela 1, 541.009 pessoas são abastecidas pelo SISAR diariamente.

(…)

Autores: Otaciana Ribeiro Alves; Helder dos Santos Cortez e Cyntia Pereira Nunes de Araujo.

ÚLTIMOS ARTIGOS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS