BIBLIOTECA

Avaliação do saneamento básico no estado do Ceará sob a luz do Plansab

Resumo

O Trabalho analisa o saneamento básico no estado do Ceará sob a luz do Plano Nacional de Saneamento Básico (Plansab). Foi apresentado o novo conceito de atendimento adequado e déficit que o plano propões para os serviços de saneamento básico. Essa caracterização foi ASSEMAE – Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento 1009 realizada para o abastecimento de água e esgotamento sanitário. Foram analisados os índices de intermitências em 2016. Logo após, foram analisados os indicadores e metas definidas no Plano nos componentes de abastecimento de água, esgotamento sanitário e manejo dos resíduos sólidos. Foram apresentadas as necessidades de investimentos a serem realizados, para que sejam alcançadas as metas propostas pelo Plansab e apresentadas os investimentos realizados nos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário. Apresentadas também o número de reconhecimentos do governo federal de municípios que sofreram com a seca e estiagem. A proporção dos investimentos realizados com a necessidade de investimentos até 2033 e a atuação da secretária das cidades do Ceará. Conclui-se que o Plansab é um instrumento importante que pode ser utilizado para avaliar o saneamento básico em qualquer unidade da federação e tem um papel importante na implementação da política de saneamento básico.

Introdução

A Lei Federal 11.445, de 5 de janeiro de 2007 – denominada de Política Nacional de Saneamento Básico – trouxe certas mudanças ao setor, dentre as quais merecem destaque duas: o saneamento básico passou a ser não somente abastecimento de água e esgotamento sanitário, como também limpeza urbana, manejo de resíduos sólidos e drenagem urbana e manejo das águas pluviais, sendo necessários trata-los de maneira integral; e o titular desses serviços passa a ser o município, ou seja, ele tornou-se responsável pela formulação da política pública de saneamento básico, devendo, para isso, elaborar o Plano Municipal de Saneamento Básico. Essa ação é indelegável, sendo-lhe facultado delegar apenas a organização, a regulação, a fiscalização e a prestação desses serviços. (Brasil, 2007).

O abastecimento de água potável e o esgotamento sanitário são direitos humanos (OMS, 2010), que são abordados na lei sendo obrigação do estado prover esses serviços. O saneamento básico é de extrema importância na vida da população, já que a falta dele acarreta em vários problemas de saúde, socioeconômicos e ambientais, mas, apesar disso, ainda existem muitas pessoas sem acesso ao saneamento básico. Estima-se que 663 milhões de pessoas não têm acesso direto a “fontes melhoradas” de água potável, enquanto ao menos 1,8 bilhão de pessoas não têm acesso seguro à água com condições mínimas para o consumo humano (UNICEF/WHO, 2015). O Ceará possui 184 municípios e, destes, 151 são atendidos com serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário pela Companhia de Água e Esgoto do Estado do Ceará (CAGECE, 2016). Cerca de 46% do abastecimento de água no Ceará é por meio de mananciais superficiais e 32% de fontes subterrâneas (ANA, 2015). Em relação ao esgotamento sanitário existe ainda uma dificuldade relacionada à rede, já que em determinadas situações o município possui oferta de rede coletora de esgoto, mas a população prefere não se interligar ao sistema. Em um levantamento realizado pelo Censo 2010 (IBGE), 1.339.202 domicílios no Ceará destinam seus esgotos de forma inadequada (fossa rudimentar, vala, recursos hídricos, a céu aberto, entre outros), o que representa 57% do total de domicílios. Considerando esses fatores, o presente artigo tem como objetivo avaliar o saneamento básico no Estado do Ceará sob a luz do Plano Nacional de Saneamento Básico (Plansab). Com isso, serão feitas propostas de ações de melhorias que devem ser levadas como prioridade pelo estado do Ceará.

Autores: Samuel de Carvalho Caprini; Rogério Borges Marques; Arthur Vinícios Rosa Lima; Marianna Silva da Costa; Guilherme Pereira e Marilia Candida Pinto Borges.

ÚLTIMOS ARTIGOS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS