BIBLIOTECA

Análise de sistema de reuso de águas cinzas – Estudo de caso em prédio de universidade federal no semiárido

Resumo

O reuso de águas cinzas é sinônimo de sustentabilidade e se apresenta como forte expectativa às gerações futuras no que diz respeito a economia e sustentabilidade. Nessa perspectiva, este trabalho relata uma análise comparativa entre o consumo antes e depois da implantação de um sistema de reuso de águas cinzas em um prédio da Universidade Federal Rural do Semiárido – UFERSA, o Laboratório de Anatomia, Patologia e Técnicas cirúrgicas. O sistema pretende reduzir a demanda de água potável, devido à preocupação tida em torno de um cenário que apresenta grande risco de escassez, o qual vem sendo construído nos últimos tempos baseado em dados a cerca do crescimento de consumo e desperdício partido de práticas humanas. Verificou-se dados de consumo e vazão dos aparelhos sanitários para devidas análises, sendo chuveiros e lavatórios fornecedores de água para o tratamento, provido de filtração e desinfecção, e as bacias sanitárias receptoras de água tratada, além dos volumes totais e unitários para que fosse definido o volume mínimo a ser atendido para demanda, assim como o volume do reservatório para água de reuso. A cerca das conclusões, constatou-se a viabilidade de consumo favorável à implantação do sistema.

Introdução

O descaso humano com a administração dos recursos hídricos no Brasil vem tomando proporções alarmantes. O consumo de água só cresce e a preocupação com a renovação desse recurso não acompanha tal crescimento, a Agência Brasil diz que em relatório publicado pela Organização das Nações Unidas de 2015, o consumo de água nas últimas décadas cresceu duas vezes mais do que a população. Estimativa é que a demanda cresça ainda 55% até 2050.

Além do crescimento do consumo, ainda há o mau uso, o desperdício, a poluição nos mananciais e as perdas nas redes de distribuição de água. Nos últimos anos a preocupação com maneiras eficientes e eficazes de promover a sustentabilidade têm aumentado, de forma a garantir gradativamente o uso consciente dos recursos naturais.

As ideias mais difundidas sobre o assunto é a reutilização das águas cinzas para fins que não exijam água potável. Para isso, uma solução é a substituição de parte da água potável utilizada em uma residência por água de qualidade inferior destinada a fins menos nobres, tais como lavagens de pisos, calçadas, garagens, carros, descargas de banheiros, regas de jardins, entre outros, reduzindo assim a demanda sobre os mananciais. Para tanto, o aproveitamento da água de chuva e o reuso de água cinzas são alternativas que podem ser aplicadas. (NOSÉ, 2008)

Logo, o presente trabalho contém um estudo de viabilidade de consumo de água e implementação de um sistema de reaproveitamento de águas cinzas, tendo como estudo de caso um prédio de Universidade Federal no Semi-Árido atendendo aos critérios exigidos e recomendados pela NBR 5626 (1998) e NBR 8160 (1999) referentes a projeto de instalação predial de água fria e esgoto sanitário, respectivamente.

O prédio fica localizado no campus Universitário da Universidade Federal Rural do Semi Árido, BR 110, Km 47, Mossoró, Rio Grande do Norte. Consiste em um laboratório de Anatomia, Patologia e Técnicas cirúrgicas, o qual foi submetido ao cumprimento dos objetivos desse trabalho, sendo a realização de uma análise e o dimensionamento de um reservatório de reuso de águas cinzas para utilização em fins não potáveis afim de reduzir o consumo de água potável. Para isso, foi necessário verificar o levantamento da vazão necessária para suprir as necessidades do prédio, estudar como será o encaminhamento da água cinza para tratamento, estudar o retorno da água para o consumo direto e avaliar a viabilidade de consumo.

Os resultados foram obtidos através de comparativos entre levantamentos de dados de consumo de água potável e quantidade de águas cinzas levadas a disposição final de esgoto previsto em projeto hidrossanitário tradicional e projeto hidrossanitário com reuso de águas cinzas.

Autores: Monaliza Holanda Ribeiro;  Valder Adriano Gomes de Matos Rocha e Francisca Joyce dos Santos Bandeira.

ÚLTIMOS ARTIGOS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS