BIBLIOTECA

Redes de distribuição de água em canoas: análise de índices de perdas após implantação de melhorias no CCO

Resumo: Este trabalho tem como objetivo avaliar a eficácia de mudanças (físicas e técnicas) implantadas no Centro de Controle Operacional de Canoas na redução de perdas de água no período 2012-2014. Índices específicos foram utilizados nessa avaliação, tais como o índice de perdas na distribuição (IPD) e o índice de perdas por ligação (IPL). Alguns elementos que influenciam diretamente nesses índices foram avaliados. Primeiramente foram utilizados dados de volume disponibilizado e utilizado mensal unitário. A partir desses dados gerou-se um gráfico que permitiu avaliar o comportamento desses volumes no período, procurando confrontá-los com o gráfico evolutivo da população. Com isso pôde-se concluir se houve aumento ou redução do volume disponibilizado no caso avaliado. Outros fatores também foram melhorados, no intuito de reduzir perdas no sistema e consequentemente buscar a redução dos índices de perdas. Mudanças no espaço físico, aprimoramento operacional do sistema de abastecimento e práticas relacionadas ao monitoramento e redução de pressões nas redes estão entre as melhorias implantadas no centro de controle. As principais ações de controle e redução de pressões foram através da redução do nível de reservatórios no período noturno, setorização do sistema, instalação de válvula redutora de pressão (VRP) e realização do procedimento correto de lavagem dos filtros da ETA. Posteriormente avaliou-se o IPD e o IPL, comparando o valor que se tinha no início com o valor que se estabeleceu no fim do período.

Introdução: Atualmente as empresas de saneamento no Brasil enfrentam um grande desafio: controlar e reduzir as perdas nas redes de abastecimento. O percentual de água não faturada que em 2013, segundo o relatório de perdas apresentado pelo GO ASSOCIADOS (2015, p. 13), foi de aproximadamente 39,1% correspondendo a perdas financeiras que ultrapassaram os 8 bilhões de reais. Em estudo divulgado pelo International Benchmarking Network for Water and Sanitation Utilities (IBNET) o Brasil ocupa a 20° posição no ranking mundial de perdas (INTERNATIONAL BENCHMARKING NETWORK FOR WATER AND SANITATION UTILITIES, 20111 apud TREVIZAN, 2015), ficando atrás de países como Estados Unidos (13%), China (22%), Rússia (23%) e México (24%). As perdas nas redes de água são classificadas em perdas físicas e perdas não físicas. Perda física é toda água que é produzida e abastecida, porém que não chega ao consumidor final, se perdendo principalmente em vazamentos visíveis e ocultos. Já perda não física está relacionada à água que chega ao consumidor, mas que não é faturada, sendo em sua maioria proveniente de ligações irregulares e/ou clandestinas e erros de macro e micromedição. O controle de pressões nas redes tem sido um importante método para redução das perdas físicas. O simples fato de manter a pressão em faixas aceitáveis reduz significativamente as perdas de água em vazamentos, tornando menor o desperdício de água tratada que poderia estar sendo disponibilizada para o abastecimento e ainda contribui para uma menor fadiga dos materiais evitando transientes hidráulicos. O presente trabalho procurou avaliar a eficácia de ações implantadas através de melhorias operacionais no município de Canoas, na redução de índices de perdas no sistema.

Autora: Esther da Silva Barbosa Guimarães.

Leia o estudo completo: redes-de-distribuicao-de-agua-em-canoas-analise-de-indices-de-perdas-apos-implantacao-de-melhorias-no-cco

ÚLTIMOS ARTIGOS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS