BIBLIOTECA

Aplicação da técnica de recuperação de nascentes em uma propriedade rural localizada no município de Itabira/MG

Resumo

A água é um elemento de suma importância para a manutenção do equilíbrio dos ecossistemas, contudo a degradação de suas fontes persiste destruindo os cursos d’água e áreas no entorno dos afloramentos perenes. Portanto, técnicas com a finalidade de reverter os efeitos negativos destes processos vêm sendo aplicadas em inúmeras localidades. O objetivo do presente estudo é apresentar os resultados obtidos após a realização da técnica de recuperação de nascentes em uma propriedade rural do município de Itabira/MG, com a finalidade de aumentar sua vazão para a captação de água e consumo. Comparando-se a área antes e após a intervenção constatou-se que a técnica foi eficiente no processo de reabilitação da nascente, pois verificou-se um aumento da vazão após a sua realização.

Introdução

A água é um dos componentes essenciais para a manutenção da vida no planeta, desempenhando um papel fundamental nos processos metabólicos dos seres vivos e no desenvolvimento dos fenômenos climáticos. Ao longo dos séculos a complexidade dos usos da água pelo ser humano aumentou e produziu poluição e degradação. Os usos múltiplos da água e as permanentes necessidades de água para fazer frente ao crescimento populacional e às demandas industriais e agrícolas têm gerado permanente pressão sobre os recursos hídricos e superficiais.

A Lei Federal N° 12.651, de 25 de maio de 2012, no capítulo I, artigo 3°, incisos XVII e XVIII, define nascente como o “afloramento natural do lençol freático que apresenta perenidade e dá início a um curso d’água” e olho d’água é considerado o “afloramento natural do lençol freático, mesmo que intermitente” (BRASIL, 2012). A legislação ainda prevê que uma área com raio mínimo de 50m deve ser delimitada no entorno dos afloramentos perenes, compondo Áreas de Preservação Permanente (APP), cujo principal objetivo é a manutenção da vegetação nativa que protege e mantém o equilíbrio das nascentes.

Mesmo apresentando grande importância ambiental, as nascentes continuam sendo degradadas. A proteção das APP’s é fundamental para a preservação das nascentes e cursos d’água. A redução destas apresenta como consequência a erosão dos solos, diminuição da biodiversidade no local e degradação de grandes áreas (OLIVEIRA et al., 2012).

Segundo MARTINS (2007), a vegetação ciliar é fundamental na proteção dos corpos d’água e das nascentes contra o assoreamento, a contaminação química, como agrotóxicos e em vários casos, como em zonas rurais, são os únicos remanescentes florestais e acabam sendo também essenciais à conservação da fauna.

Autores: Gisely de Assis Oliveira; Anderson de Assis Morais; Fernanda Paula Bicalho Pio e Josiano Josiel Rodrigues Silva.

ÚLTIMOS ARTIGOS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS