BIBLIOTECA

Avaliação da reação de Fenton utilizando esferas quitosana/ferro

Resumo

Este estudo avaliou as características das esferas de quitosana contendo ferro reticuladas e não reticuladas e a aplicação das esferas de quitosana como suporte para íons de ferro na reação de Fenton visando a degradação do corante Azul Marinho Drimarem X-GN em solução aquosa, 50 mg.L-1. Os resultados mostraram a influência da reticulação do material polimérico com Tripolifosfato de sódio (TPP), 1% a 4% na liberação de ferro, em diferentes valores de pH, na rigidez do material, na morfologia das esferas e a eficiência na degradação do corante. No processo Fenton, utilizando 1,0g esferas não reticuladas e secas e concentração de peróxido de hidrogênio igual a 233 mg.L-1, foi obtido remoção de cor acima de 92%, em pH igual a 3,0. Palavras-chave: quitosana, ferro, Processo Fenton.

Introdução

A quitosana é um biopolímero natural encontrado em abundância na natureza, sua principal propriedade é de agir como quelante, ou seja, capacidade de se ligar a compostos específicos. Na área de tratamento de efluentes, especificamente na remoção de corantes em efluentes, existem inúmeras técnicas para a aplicação da quitosana. Estudos do uso da quitosana, na forma de pó ou de flocos, como adsorvente tem sido muito frequente. Entretanto, nestas formas físicas a quitosana possui algumas desvantagens como: solubilidade em meio ácido, baixa área superficial interna o que limita a adsorção dos grupos aminos não expostos, diminuindo a capacidade máxima e velocidade do processo de adsorção. Tais problemas podem ser minimizados através das modificações na forma física e química da quitosana.

Alguns autores têm investigado o uso da quitosana em formato esférico e microesférico como forma de transporte e remoção de substâncias no organismo e no tratamento de efluentes industriais.10* Uma das técnicas para obter esferas de quitosana é o gotejamento de uma solução de quitosana em NaOH. Essas esferas não possuem uma resistência mecânica muito boa havendo a necessidade de realizar o processo de reticulação, que torna a esfera mais insolúvel em meio ácido e aumenta a resistência possibilitando a reutilização das mesmas em vários processos.

A utilização dos íons de ferro imobilizado na quitosana permite que a reação de Fenton ocorra em uma faixa mais ampla de pH; reduz a quantidade de lodo gerado ao final da reação e possibilita a reutilização do sistema imobilizado. Fatores estes de grande importância para o desenvolvimento de um sistema de tratamento em grande escala.

O ferro liberado das esferas de quitosana reage com peróxido de hidrogênio gerando o radical hidroxila altamente oxidante, configurando a reação de Fenton heterogêneo (equações 1 e 2).

Fe2+ + H2O2 → Fe3+ + OH- + •OH (ácido) equação (1) R-H + •OH → Produtos Finais (CO2, H2O, NO3-, Cl-) equação (2)

A imobilização dos íons ferrosos em esferas de quitosana tem a finalidade de minimizar a geração de lodo proveniente da precipitação dos íons férricos ao final da reação de Fenton, as esferas produzidas não possuem resistência mecânica muito boa, sendo necessário a reticulação. O processo de reticulação torna as esferas mais resistentes mecanicamente e a torna insolúvel em meio ácido possibilitando a utilização em vários processos. Neste trabalho foi proposto a produção de esferas de quitosana contendo íons ferrosos e a aplicação na reação de Fenton das esferas úmidas e secas.

Autores: Layla F. A. Freire; Laís P. Ponte; Lidia Yokoyama; Fabiana V. da Fonseca.

ÚLTIMOS ARTIGOS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS