BIBLIOTECA

Qualidade de pontos de captação de águas para abastecimento em propriedades rurais do município de Videira-SC

Resumo: Os mananciais hídricos vêm sofrendo com a contaminação proveniente das atividades humanas. As águas superficiais, provenientes de nascentes, são utilizadas no meio rural para o abastecimento humano e para atividades em geral, essa água torna-se um veículo importante na transmissão de agentes infecciosos, acarretando o aparecimento de diversas doenças. Em Santa Catarina, utilizam-se dois tipos de captação de águas superficiais, os poços escavados e os sistemas caxambu. Desta forma, o presente estudo teve como objetivo identificar e avaliar a qualidade microbiológica e físicoquímica da água de 13 nascentes em propriedades da área rural do município de Videira-SC no ano de 2015. Todas as amostras foram analisadas e submetidas aos cálculos do Índice de Qualidade da Água (IQA). Das amostras analisadas, 12 obtiveram como resultado qualidade boa e uma amostra obteve como resultado qualidade ótima, demonstrando que apesar das ações antrópicas, as águas encontram-se em qualidade adequadas para o consumo após desinfecção.

Introdução: Entre os usos prioritários para a água está a dessedentação humana e animal. Na região urbana dos municípios brasileiros, normalmente a água para consumo humano é tratada e distribuída por uma agência privada ou governamental que trata este recurso e o distribui de forma segura, realizando todas as análises, a fim de garantir que não se tenha nenhum contaminante, assegurando sua potabilidade para a população. Na área rural, no entanto, o método para obtenção de água é diferente, ocorrendo principalmente por nascentes (olhos d’água) ou poços artesianos. Nestas áreas, a água para consumo humano não costuma passar por um tratamento preliminar, tendo como reservatório o próprio local da nascente, o qual está sujeito à lixiviação de agrotóxicos utilizados na própria propriedade, além do acesso de animais, que podem conferir a água contaminantes bacteriológicos. Na grande maioria das vezes, a captação da água é realizada pelos próprios proprietários, e não há nenhum controle de qualidade dessas águas. Machado (2004) reforça que, normalmente, quando há água em abundância, os produtores rurais captam água diretamente das nascentes para abastecimento humano e animal, sem se preocupar em proporcionar qualquer tipo de tratamento desta água. Felipe e Magalhães Jr (2012) descrevem que as nascentes são sistemas ambientais importantes para a manutenção do equilíbrio hidrológico, geomorfológico e biológico, e proteger pontualmente as áreas de nascentes não garante a manutenção do equilíbrio hidrológico, já que resulta de uma dinâmica complexa da água, promovida por processos superficiais e subsuperficiais. As alterações nos volumes de água subterrânea e nas modificações nas áreas de contribuição à montante são potencialmente impactantes às nascentes, destacam os autores. Pinto e colaboradores (2004) relaram que conhecer o uso do solo nas áreas de recarga é muito importante, porque não é apenas a proteção da vegetação natural no entorno das nascentes que assegura a conservação de sua perenidade e qualidade de suas águas, mas sim, toda a atividade ao seu entorno. Desta forma, o presente estudo teve como objetivo identificar e avaliar a qualidade microbiológica e físico-química da água de 13 nascentes em propriedades da área rural do município de Videira-SC, das quais a água era utilizada para consumo humano. Para verificar sua qualidade foi utilizado o Índice de Qualidade das Águas (IQA), bem como uma avaliação das atividades desenvolvidas in loco.

Autores: Rafael Favretto; Cassiane Azevedo Camargo; Mauricio Perazzoli e Carla Suntti.

Leia o estudo completo: Qualidade de pontos de captação de águas para abastecimento em propriedades rurais do município de Videira-SC

ÚLTIMOS ARTIGOS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS