BIBLIOTECA

Qualidade das águas do parque lagoas do norte, Teresina – PI

Resumo

Com intuito de contribuir para o conhecimento da qualidade da água do parque Lagoas do Norte, estudos foram desenvolvidos visando avaliar sazonalmente este ambiente sob a óptica da dimensão ambiental. A área estudada tem estado sujeita a uma gama de alterações ambientais devido à intensa urbanização. O objetivo deste trabalho foi relacionar dados físico, químicos e biológicos com a influência do período sazonal. Foram estabelecidos quatro pontos de coleta ao longo das lagoas próximas à sede administrativa do parque obedecendo à sazonalidade. Foram realizadas medidas de pH, temperatura, oxigênio dissolvido, demanda biológica de oxigênio, sólidos totais, nitrato, fósforo total, turbidez, condutividade elétrica e coliformes fecais. Com os dados obtidos foi realizada a análise dos componentes principais (ACP), os dois primeiros fatores explicaram 97,88% da variação dos dados físico-químicos e biológicos. O fator 1 explicou 93,51% da variação dos dados e o fator 2 explicou 4,36% da variação dos dados físico-químicos e biológicos. Os resultados obtidos neste trabalho demonstram que as águas das Lagoas no Norte estão impactadas pela ação antrópica, sendo necessário que devam ser implementadas alternativas de restauração/preservação da vegetação do entorno para que haja uma maior qualidade de suas águas, e com isso eliminando o lançamento de esgotos domésticos e dejetos de animais no curso d’água, além de campanhas educacionais com a população local.

Introdução

A água é um recurso natural essencial, seja como componente bioquímico dos seres vivos, como meio de vida de inúmeras espécies vegetais e animais ou como fator de produção de vários bens de consumo, tanto final quanto intermediário. Aceita-se atualmente que as formas de vida vegetal e animal somente evoluíram sobre a face da Terra à medida que desenvolveram mecanismos de adaptação e sobrevivência fora do ambiente aquático, principalmente para minimizar as perdas de água. Em igual escala, a ascensão e queda de várias civilizações ocorreram em função de conflitos e da exploração que estas fizeram dos recursos hídricos e dos solos (ROSA et al., 2000).

A preservação da qualidade das águas é essencial ao equilíbrio aquático e para o abastecimento da população. Juntamente com as mudanças climáticas e a segurança alimentar, a segurança da água é um dos maiores desafios do século 21. No Fórum Econômico Mundial, em seu relatório Riscos Globais 2012, a água foi identificada como um dos cinco principais riscos para a saúde social, econômica e ambiental (The Royal Academy of Engineering, 2012).

Na cidade de Teresina, capital do estado do Piauí há um domínio lacustre com um conjunto de 9 (nove) lagoas interligadas localizadas entre os rios Poti e Parnaíba, que abriga no seu entorno um grande número de famílias de baixa renda, que haviam se instalado na região por meio de ocupações desordenadas. Nos últimos anos a prefeitura de Teresina criou o projeto Parque Lagoas do Norte, que teve como objetivo principal o incremento de condições ambientais, urbanas e de desenvolvimento econômico social da região conhecida como Lagoas do Norte. Antes da implantação do programa a região se caracterizava por uma ocupação desordenada da área e irregular, trazendo riscos à saúde humana. Tratava-se de uma região ocupada por população de baixa renda em condições precárias e insalubres, com habitações em risco permanente de inundação e sem provimento de serviços básicos de saneamento (PMT, 2007).

O Monitoramento das Lagoas do Norte é de fundamental importância para o acompanhamento deste ambiente. Neste contexto, o objetivo deste estudo foi relacionar os dados em questão com a influência do período sazonal. Desta forma, será possível avaliar a evolução da qualidade do corpo aquático e suas tendências de variação anual. Conhecer melhor estes padrões permitirá o desenvolvimento de estratégias mais eficazes de gestão, uma vez que, para assegurar a qualidade da água, além de estar atento e acompanhar a água durante toda a estação de tratamento, a fonte da água é um fator determinante.

Autores: Rafael Diego Barbosa Soares; Carlos Ernando da Silva e Ronne Wesley Lopes da Cruz.

ÚLTIMOS ARTIGOS: