Metodologia própria desenvolvida pela Cetrel, que em 2025 já desviou 389 mil toneladas de resíduos de aterros, impulsiona a circularidade no Brasil e conquista reconhecimento da AMCHAM
A Cetrel, a maior plataforma nacional de soluções ambientais para a indústria, destaca-se no cenário nacional de sustentabilidade com o SolCircular, sua metodologia própria e inovadora para medir, mapear e acelerar a economia circular. O projeto acaba de ser reconhecido como Case de Sucesso no Programa Brasil Pelo Meio Ambiente (BPMA) da Câmara Americana de Comércio (AMCHAM), reforçando sua relevância na transição produtiva do país.
Com trajetória consolidada no suporte à indústria, a Cetrel desenvolveu o SolCircular a partir da necessidade de formalizar e quantificar o impacto dos resíduos gerenciados, especialmente na esfera pós-industrial. Segundo Márcio Adilson de Oliveira, Coordenador Técnico da Cetrel, a metodologia abrange cinco etapas — Entender, Mapear, Medir, Solucionar e Circular — e já desviou 389 mil toneladas de resíduos de aterros sanitários em 2025, além de possibilitar a criação de produtos circulares a partir de lodos industriais, borra de pintura e outros resíduos.
A decisão de criar uma metodologia própria se baseou na experiência da empresa como pioneira no segmento. Márcio Oliveira explica o diferencial do projeto:
“Sendo a Cetrel pioneira no gerenciamento de resíduos industriais, essa peculiaridade trouxe a necessidade de desenvolver uma metodologia própria para coletar, medir e publicar a circularidade dos resíduos gerenciados. Seu principal diferencial foi adotar o que há de mais consolidado no mercado, como os conceitos difundidos pela Fundação Ellen MacArthur, e aplicá-los de forma customizada ao gerenciamento de resíduos.”
Ele destaca ainda que o SolCircular se diferencia pela abrangência. Enquanto a maioria dos programas foca no resíduo pós-consumo, o projeto da Cetrel atua também na fração pós-industrial, permitindo soluções de circularidade mais holísticas — algo essencial para grandes indústrias com cadeias de suprimentos complexas.
Além do desvio de aterro, um dos principais indicadores de sucesso do SolCircular é a categorização dos níveis de circularidade das soluções adotadas, o que estimula a busca por alternativas de destinação que ampliem o desempenho circular dos clientes.
Embora a diversidade de resíduos e a atuação em todas as regiões do Brasil representassem desafios iniciais, a Cetrel supera esses obstáculos por meio de uma ampla base de parceiros e do uso de tecnologias avançadas.
“Temos um cadastro diverso de parceiros em todo o país, com tecnologias das mais diversas possíveis”, afirma Oliveira.
A metodologia também impulsiona o mapeamento de novas cadeias de valor, como a produção de tijolos ecológicos e enchimentos para pranchas.
Para garantir precisão e eficiência, a Cetrel utiliza um software próprio para coleta e processamento de dados, que monitora a performance individualizada de cada cliente em tempo real — desde a geração do resíduo até sua destinação final.
A inclusão social também é considerada desde a concepção das tecnologias adotadas no tratamento de resíduos, assegurando geração de valor social, especialmente para cooperativas e iniciativas de renda.
Com os resultados expressivos já alcançados, a Cetrel vislumbra a expansão da metodologia. “Como o modelo já está consolidado, a aplicação em novos clientes de segmentos e portes diversos é apenas uma questão de estudo e customização junto a esses potenciais parceiros”, pontua Oliveira.
O reconhecimento da AMCHAM, entre mais de 300 projetos inscritos, reforça a importância da iniciativa. Para Márcio, a conquista “significa contribuir para o alcance dos objetivos comuns de otimizar nossos recursos naturais, encorajando outras entidades a seguirem pelo mesmo caminho que sabemos ser, felizmente, sem volta”.
Sobre a Cetrel
A Cetrel iniciou suas operações em 1978, junto ao Polo Industrial de Camaçari (PIC), na Bahia.
Atualmente, atua em diversos estados brasileiros, oferecendo soluções ambientais em resposta a emergências, gerenciamento de fontes de contaminação e de áreas contaminadas, monitoramento ambiental, economia circular e água e efluentes, sempre utilizando a inovação e a tecnologia em prol da gestão ambiental.
O portfólio completo, a experiência, a qualidade técnica, o atendimento e a abrangência nacional tornam a Cetrel uma das maiores e mais completas provedoras nacionais de soluções ambientais e de emergência, sendo a parceira ideal das indústrias no atingimento de seus compromissos sustentáveis. Saiba mais sobre a Cetrel em: https://www.cetrel.com.br/
Fonte: Cetrel