BIBLIOTECA

Produção de biogás a partir de resíduos orgânicos: uma revisão

Resumo

Produção de biogás a partir de resíduos orgânicos – As mudanças climáticas que têm ocorrido têm levado à busca por alternativas de energias renováveis, visto que os combustíveis fósseis tem causado problemas ambientais, além da variabilidade de preços e a tendência de diminuição da oferta. Dessa forma, o biogás tem se tornado uma alternativa interessante para a produção de energia renovável e apresenta potencial de crescimento exponencial. Diante disso, esse artigo de revisão tratou da contextualização e análise do uso do biogás como fonte de energia, a partir de resíduos orgânicos. O processo de digestão anaeróbia pode ser uma alternativa ambiental viável para o tratamento de resíduos orgânicos, produzindo biogás e se tornando uma fonte de energia renovável. Entretanto, é um processo que exige condições específicas por envolver um sistema microbiológico, mas, se as condições operacionais forem otimizadas, faz com que o processo seja eficiente, como mostra os estudos apresentados.

Introdução

As mudanças climáticas são definidas como modificações no estado do clima da Terra que avançam por um grande período de tempo. Tais mudanças, observadas em toda a história do planeta, podem ter origem natural ou antrópica e se constituem em uma grande ameaça à biodiversidade e são consideradas um dos principais problemas ambientais do século XXI (Santos, 2021).

Segundo o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas, o termo de alterações climáticas também pode ser utilizado para designar as mudanças climáticas, as quais se referem a uma modificação no estado do clima que pode ser identificada, com o auxílio da estatística, por exemplo, através de alterações na média e/ou na variabilidade das suas propriedades e que perduram durante um grande período de tempo, podendo atingir décadas ou mais (Carvalho et al., 2011).

As alterações climáticas podem ser ocasionadas naturalmente, como por exemplo os longos períodos de atividades dos vulcões, as alterações na inclinação do eixo Terra, entre outros. Contudo, também existe as alterações ocasionadas pelo homem, que tem acontecido de maneira cada vez mais intensa, agravando a situação climática, sobretudo após a Revolução Industrial (Santos, 2021).

Assim, as ações decorrentes da sociedade humana, tais como a geração de energia, a atividade de produção agrícola e a urbanização tem aumentado, ao longo dos anos, a concentração de gases na atmosfera que causam o efeito estufa, levando ao aumento na absorção de calor (Conceição et al., 2015).

A predominância dos combustíveis fósseis passa, cada vez mais, por obstáculos como a volatilidade de preços e a tendência de médio e
longo prazo de diminuição na oferta, além dos problemas ambientais. Diante disso, a luta contra as mudanças climáticas tem se tornado um desafio cada vez maior, e isso tem levado à adoção crescente de fontes de energia renovável (Milanez et al, 2018), tornando cada vez mais significativa a busca por fontes renováveis de energia, como a produção de biogás a partir de resíduos orgânicos, uma opção sustentável às oriundas do petróleo (Gallo et al., 2014; Vásquez et al., 2014).

A mudança desse recurso não renovável apresenta como vantagens a baixa de preços desses combustíveis e a redução de emissão de gases responsáveis pelo efeito estufa (Cypriano, 2015).

Autora: Ana Luiza de Sousa.

Produção de biogás a partir de resíduos orgânicos


LEIA TAMBÉM: PRODUÇÃO DE BIOGÁS POR CODIGESTÃO ANAERÓBIA E SUA VALORIZAÇÃO

ÚLTIMOS ARTIGOS: