BIBLIOTECA

Benefícios e impactos na pré operação do empreendimento sistema produtor São Lourenço

Resumo

Considerada a maior obra de saneamento básico em andamento no país, o Sistema Produtor São Lourenço –SPSL, vai captar água na represa Cachoeira do França, em Ibiúna, que é formada pelo rio Juquiá, e percorrerá uma distância de cerca de 83 km, passando pelos pontos de tratamento, reservação e distribuição, entre outros. O Empreendimento é fruto de um contrato de Parceria Público Privado, entre a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo-Sabesp e a Sociedade de Propósito Específico, SPE-SPSL. Estão sendo construídos: uma estação de tratamento de água, estações elevatórias, 78,3 Km de adutora principal e mais 4,9 Km de adutoras auxiliares, além de reservatórios para armazenar água bruta e água tratada. O Sistema terá capacidade nominal de produção de 6.400 litros por segundo, sendo que estão previstos a instalação de diversos materiais e equipamentos mecânicos, hidráulicos, eletromecânicos, painéis elétricos das mais variadas potências, entre outros componentes. Em razão de sua capacidade de produção e característica de localização geográfica, as estruturas principais serão dotadas de equipamentos de grande e médio porte, onde um processo de inspeção eficaz é primordial para garantia dos padrões de qualidade esperados.

Introdução

 

O objetivo deste trabalho técnico é apresentar uma estrutura eficiente para acompanhamento das inspeções de equipamentos e materiais a serem empregados no Empreendimento SPSL, desde as tratativas para definições de critérios de inspeção adotadas pela Sabesp, junto ao Consórcio Construtor, responsável pela execução das obras e seus fornecedores, visando garantir que as especificações técnicas de projeto, bem como a aplicabilidade de todas as normas e critérios técnicos de aceitação sejam cumpridas à risca durante o processo de fabricação, garantindo na fase de pré-operação do sistema, o funcionamento adequado de todos os equipamentos e estruturas.

Trata-se ainda de uma apresentação suscinta dos processos de inspeção aplicados no empreendimento, através de uma descrição objetiva dos principais testes empregados evidenciando o acompanhamento técnico e sistemático realizado junto aos fabricantes de equipamentos, destacando de forma geral os principais testes e ensaios realizados.

Autores: Edilson Lima Alves e José Carlos de Lima.

ÚLTIMOS ARTIGOS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS