BIBLIOTECA

Proposições para otimização do sistema de pré- tratamento da unidade de desmineralização por osmose inversa da refinaria Landulpho Alves Da Petrobras

Resumo

A produção de água desmineralizada da Refinaria de Landulpho Alves (RLAM) é realizada em duas unidades, U 84-A e U 84-B. O processo é realizado em duas etapas, pré-tratamento e desmineralização propriamente dita. A primeira consiste em três sistemas de filtração que operam em série: filtros de areia (remoção de sólidos em suspensão), filtros de carvão (remoção de cloro residual) e filtros de cartucho (remoção de sólidos de até 4,5 μm). A segunda etapa é realizada através do processo de osmose inversa (OI). O objetivo deste artigo é apresentar uma avaliação do desempenho operacional da etapa de pré-tratamento da U 84-B, juntamente com proposições para superar não-conformidades identificadas, visando aprimorar o processo de produção de água desmineralizada. Os resultados mostraram vários aspectos relevantes. Em relação ao fluxo de alimentação da unidade, houve uma sobrecarga nos filtros “F” e “G”, problema ocorrida pelo fato do filtro “E” estar fora de operação. Com relação à qualidade da água, observou-se que os resultados das análises de turbidez na saída dos filtros de areia variaram entre 0,2 a 0,3 NTU, correspondendo a valores bem abaixo do limite necessário para alimentar o processo de OI (1,0 NTU). O teor de cloro residual na água de alimentação variou de 0,4 a 1,6 mg / L, enquanto na saída dos filtros de cartucho o seu valor máximo encontrado foi de 0,04 mg / L, correspondendo também a valores abaixo do recomendado para alimentar a OI (0,1 mg / L). Em relação ao pH, os valores encontrados na saída dos filtros de cartucho permaneceram dentro da faixa de alimentação recomendada para o processo de OI (3 a 10). Uma exceção ocorreu em maio de 2016, quando o valor encontrado foi 12. Quanto à remoção do SDI, verificou-se que a eficiência de remoção deste parâmetro foi praticamente inexpressiva, apresentando um valor médio em torno de 3%, para o período analisado.

Introdução 

A produção de água desmineralizada da Refinaria Landulpho Alves (RLAM) é realizada em duas unidades, a U 84-A e a U 84-B. Ambas as Unidades são alimentadas com água filtrada produzida na Unidade 52-A, uma Estação de Tratamento de Água (ETA) convencional localizada na própria RLAM. Ao sair dessa ETA, a água fica armazenada em um reservatório de água filtrada.

Em ambas as unidades de desmineralização, o processo de produção de água desmineralizada é realizado através de duas etapas. A primeira se constitui de processos utilizados para realização de um pré-tratamento da água filtrada recebida da unidade 52-A. O pré-tratamento tem o objetivo de conferir à água a qualidade mínima requerida para alimentar a segunda etapa do processo: a de Osmose Inversa (OI), responsável pela desmineralização propriamente dita.

O pré-tratamento, que será objeto deste trabalho, visa, assim, diminuir a ocorrência de problemas operacionais da etapa da OI, como fouling, scaling e degradação do material que compõe as membranas.

O controle da qualidade da água ao longo da primeira etapa do processo é feito através do monitoramento dos seguintes parâmetros: pH, condutividade, alumínio total, turbidez, cloro livre, ferro total e SDI (Índice de Densidade de Sedimentos).

O sistema de filtração por filtros de areia tem como objetivo a remoção de sólidos suspensos residuais presentes na água de alimentação, constituída por água filtrada produzida em uma planta de tratamento de água convencional. Já o sistema de filtração por filtros de carvão ativado tem como objetivo adsorver cloro livre presente. O sistema de filtração por filtros de cartucho tem como objetivo remover partículas sólidas remanescentes do primeiro sistema de filtração e que possuam dimensões de, até, 4,5 µm. Esses sistemas estão descritos a seguir.

Autores: Thais Matos Resende; Dyego Martins Costa; Pedro Henrique Neri de Menezes; Albérico Ricardo Passos da Motta e Carla Pereira de Barros Santos.

ÚLTIMOS ARTIGOS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS