A preocupação ambiental com o consumo descontrolado de um recurso natural finito, levou à elaboração de um plano de avaliação do projeto de reuso da água de blowdown de torres de resfriamento em indústrias.
Utilizando uma ferramenta de manipulação de dados de processos e conhecendo os custos associados à operação da planta, verificou-se a viabilidade de implantação do equipamento de osmose reversa. Esse método de dessalinização da água é comum em indústrias de bebidas, em locais que possuem escassez e onde seja necessário captar água do mar para torná-la potável.
A relevância desta avaliação está no propósito de diminuir a dependência de um recurso tão limitado, como a água doce, no planeta. Através do mecanismo de balanço de massa e o uso da equação de payback, elaborados nesse artigo, podemos identificar os potenciais de qualquer projeto associado ao incluir o equipamento de osmose reversa nas operações junto a torres de resfriamento. Com o exemplo evidenciado nesse artigo, foi possível prever o tempo de payback do projeto, de acordo com com o investimento realizado e lucro líquido identificado.
O mundo passa por constantes mudanças tecnológicas e as indústrias tentam acompanhá-las, objetivando aumentar sua competitividade no mercado. A utilização de recursos naturais é cada vez mais necessária, principalmente, com o aumento de produção para atender as demandas do mercado.
Fonte: Sapientiae