BIBLIOTECA

Modelando uma rede de abastecimento de água, através da construção um SIG-sistema de informação geográfica, para um programa de controle de perdas em um DMC-distrito de medição e controle

Resumo

O Rio de Janeiro é uma cidade de 450 anos com 10 milhões de habitantes na região metropolitana. A rede de abastecimento de água combina tubos, válvulas e reservatórios novos e antigos. Nesse cenário o controle de perdas no sistema de abastecimento é um desafio para a empresa de saneamento.
Um programa de controle de perdas passa pelo estabelecimento de DMCs, distritos de medição e controle, em uma rede de água de abastecimento, e um modelo hidráulico.
Este trabalho cria uma metodologia para estimar a demanda de água nos nós de uma rede, bem como utiliza ferramentas SIG-Sistema de Informações Geográficas para gerar um modelo digital de elevação MDE, enviando os dados de forma automática, elevação e demanda de água, para o modelo hidráulico digital.
O SIG trabalha com os programas QGIS – GISWATER – EPANET e criar um modelo de rede de abastecimento de água que pode prever pressões e taxas de vazão além de outros parâmetros importantes no dimensionamento. Este sistema pode ser construído rapidamente e produzir resultados relevantes para um diagnóstico primário.

Introdução

O Rio de Janeiro se tornou uma metrópole mundial com a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016. Os serviços públicos na cidade receberam a atenção do mundo. Assegurar eficiência no abastecimento de água é um objetivo real. Além disso, a escassez hídrica no anos recentes teve um forte impacto e requer um esforço extra no controle de perdas de água não faturada, ou NRW-Non Revenue Water, conforme a IWA – International Water Association.

Dentro deste contexto este trabalho cria uma metodologia para estimar a demanda de água nos nós de uma rede de abastecimento, bem como utilizar ferramentas SIG-Sistema de Informações Geográficas para gerar um modelo digital de elevação MDE, enviando os dados de forma automática, elevação e demanda de água, para o modelo hidráulico digital.

Autor: Victor Piragibe de Carvalho Faria.

ÚLTIMOS ARTIGOS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS