BIBLIOTECA

Manual de Usos consuntivos da água no Brasil

Usos Consuntivos da Água no Brasil

Manual de Usos Consuntivos da água no Brasil

Um uso é considerado consuntivo quando a água retirada é consumida, parcial ou totalmente, no processo
a que se destina

Manual de usos consuntivos da água no Brasil  Fonte: Manual SNIRH – ANA

Usos consuntivos da água no Brasil  – O Brasil é um país privilegiado quanto à disponibilidade hídrica total, no entanto a ocorrência da água é desigual no território e durante o ano, bem como a demanda por sua utilização e a infraestrutura hídrica adequada para o seu aproveitamento e conservação.

A cultura da abundância hídrica tem sido progressivamente substituída pela ideia da água como bem finito e dotado de valor econômico, tornando as análises do balanço entre usos e oferta hídrica cada vez mais importantes, ao revelar regiões de déficits de acesso à água e risco aos setores produtivos.

No desempenho de sua missão institucional de garantir a segurança hídrica para o desenvolvimento sustentável do Brasil, a Agência Nacional de Águas – ANA, entidade responsável pela implementação da Política Nacional de Recursos Hídricos – PNRH e pela coordenação da gestão compartilhada e integrada no âmbito do SINGREH – Sistema Nacional de Gerenciamento dos Recursos Hídricos, busca permanentemente a ampliação do conhecimento sobre o balanço hídrico em todo território nacional.

Essa ampliação ocorre por meio de estudos que resultam em avanços metodológicos, levantamentos de dados primários, desenvolvimento tecnológico e parcerias com instituições de referência. Informações consistentes e atualizadas sobre o balanço hídrico quantitativo nacional, ou seja, a relação entre as ofertas e as demandas de água, em escalas adequadas, são fundamentais às tomadas de decisão necessárias para garantia da segurança hídrica à população e ao desenvolvimento das atividades econômicas.

O Manual de Usos Consuntivos da Água no Brasil é parte de um estudo abrangente, que contemplou a definição de métodos, a construção de bases de dados e a produção, armazenamento e disponibilização de resultados de estimativas de usos consuntivos da água para todos os municípios brasileiros, acompanhando a evolução da malha territorial desde 1931 (1.365 municípios) até a atualidade (5.570 municípios).

Também foram realizadas projeções das demandas até 2030, totalizando, portanto, 100 anos de investigação sobre os usos da água. As categorias de usos da água consideradas são o abastecimento humano (urbano e rural), o abastecimento animal, a indústria de transformação, a mineração, a termoeletricidade e a irrigação.

Adicionalmente, foi realizado um diagnóstico da evaporação líquida de reservatórios artificiais que, individualmente, podem estar associados a um uso específico da água (irrigação, aquicultura, abastecimento público, geração de energia etc.) ou atender usos múltiplos.

Fonte: SNIRH

leia-integra


LEIA TAMBÉM: GESTÃO INTEGRADA DE RECURSOS HÍDRICOS

ÚLTIMOS ARTIGOS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS