BIBLIOTECA

Licenciamento Ambiental

Licenciamento Ambiental – Quais as licenças e as autorizações que podem ser emitidas?

As licenças ambientais são bases estruturais do tratamento ao meio ambiente pelas organizações


Hoje em dia, o mercado exige o cumprimento legal das legislações ambientais, de forma com que sejam respeitados os prazos, as regras, as condições, as restrições e as medidas de controle ambiental junto ao órgão ambiental responsável.

Emitido pelo Poder Público e representado por órgãos ambientais, é obrigação do empreendedor buscar o licenciamento junto aos órgãos competentes, atentando-se desde as etapas iniciais de planejamento até a sua efetiva instalação e operação.

O licenciamento ambiental passou a ser obrigatório em todo o território nacional a partir da Lei nº 6.938 de 1981, ou seja, as atividades efetivas ou potencialmente poluidoras, não podem operar sem o devido licenciamento.

Assim, de acordo com o Ministério do Meio Ambiente (MMA), as empresas que funcionam sem a licença ambiental ficam sujeitas às sanções previstas em lei, incluindo as punições relacionadas na Lei de Crimes Ambientais, de 1998.

Além de ser uma exigência ambiental, as licenças e as autorizações funcionam como uma ferramenta do poder público para o controle ambiental, porque é através dos licenciamentos que o governo consegue exercer determinado controle sobre as atividades humanas que venham a comprometer o meio ambiente.

Mas quais são as licenças e as autorizações que podem ser emitidas no Licenciamento Ambiental Federal?

Com a competência do Poder Público, o sistema de licenciamento ambiental federal compõe-se das seguintes modalidades de Licenças, Autorizações e Cadastros:

Licença Prévia (LP): licença que deve ser solicitada na fase de planejamento da implantação, alteração ou ampliação do empreendimento. Aprova a viabilidade ambiental do empreendimento, não autorizando o inicio das obras (não podendo ser superior a 5 anos).
Licença Instalação (LI): licença que aprova os projetos. É a licença que autoriza o início da obra/empreendimento. É concedida depois de atendidas as condições da licença prévia (não pode ser superior a 6 anos).

Licença de Operação (LO): licença que autoriza o início do funcionamento do empreendimento/obra. É concedida depois de atendidas as condições da Licença de Instalação. Terá validade de no mínimo 4 anos e no máximo 10 anos.

Licença de Pesquisa Sísmica (LPS): licença que autoriza pesquisas de dados sísmicos marítimos e em zonas de transição e estabelece condições, restrições e medidas de controle ambiental que devem ser seguidas pelo empreendedor para realizar essas atividades.
Autorização de Supressão de Vegetação (ASV): autoriza as atividades de supressão de vegetação nativa para a instalação e operação dos projetos licenciados.

Autorização para coleta, captura e transporte de material biológico (Abio): autoriza a execução de atividades relacionadas ao manejo de fauna durante a fase prévia, de instalação ou operação do projeto licenciado.

Diferentes conceitos

Entre alguns estados, os conceitos de Licença Única e Licença Ambiental Simplificada são variados, muitas vezes semelhantes ou diversos.

Licença Única (LU): substitui os procedimentos administrativos ordinários do licenciamento prévio, de instalação e operação do empreendimento ou atividade, unificando-os na emissão de uma única licença, exigindo-se as devidas condições e medidas de controle ambiental.

Licença Ambiental Simplificada (LAS): licença concedida antes de iniciar-se a implantação do empreendimento ou atividade, numa única fase, atestando a viabilidade ambiental, aprovando a localização e autoriza a implantação e a operação de empreendimento ou atividade, estabelecendo as condições e medidas de controle ambiental que deverão ser atendidas. Geralmente, a concessão dessa licença está associada a classificação do empreendimento quanto ao grau de impacto ambiental gerado, sendo aplicada à empreendimentos ou atividades de pequeno ou micro porte e baixo potencial poluidor.

Fase da atividade

A solicitação de qualquer uma das licenças deve estar de acordo com a fase em que se encontrar a atividade: concepção, obra, operação, ampliação, mesmo que não tenha obtido anteriormente a licença prevista em lei (um prazo de 4 a 10 anos).

Como podemos conferir, acerca destas definições, as licenças ambientais são bases estruturais do tratamento ao meio ambiente pelas organizações.

É através do licenciamento que o empreendedor passa a ter o conhecimento de suas responsabilidades, obrigações e restrições quanto ao controle ambiental de sua atividade.

Inclusive, é importante acrescentar que essas licenças e autorizações possuem um papel fundamental para cada região, pois tem a missão de conciliar o desenvolvimento econômico da região com o uso sustentável dos recursos naturais e, principalmente, é com a licença que o empreendedor assume os compromissos de manutenção da qualidade ambiental do local em que se instala.

Fonte: Portal Sustentabilidade


Licenciamento Ambiental

O licenciamento ambiental é uma prática exigida para empreendimentos que utilizam recursos naturais, como solo, mineração, agropecuária e pesca, bem como empresas cujas atividades resultem em resíduos sólidos, líquidos ou gasosos, com diferentes níveis de potenciais de impacto ambiental, e obras de infraestrutura.
SUD America Engenharia possui uma equipe capacitada e experiente para prestação de serviços de licenciamento e regularização ambiental, elaboração de documentos, estudos e auditorias, para todos os setores produtivos.

Entre em contato:

• tel.: 11 3473-1207
• e-mail : [email protected]
• site : https://sudamericaengenharia.com.br/


LEIA TAMBÉM: OAB SP PROMOVEU DEBATE SOBRE PROJETOS DE MINERAÇÃO E LICENCIAMENTO AMBIENTAL

ÚLTIMOS ARTIGOS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS