BIBLIOTECA

Hidrelétricas são ativos estratégicos para o futuro energético do Brasil, aponta estudo da ANE e CIGRÉ-Brasil

Hidrelétricas são ativos estratégicos para o futuro energético do Brasil, aponta estudo da ANE e CIGRÉ-Brasil

A Academia Nacional de Engenharia (ANE), em parceria com o CIGRÉ-Brasil, divulgou o estudo “A importância das usinas hidrelétricas para o Sistema Interligado Nacional”, que reforça o papel estratégico das hidrelétricas na matriz elétrica brasileira.

O documento destaca que as hidrelétricas continuam sendo fundamentais para garantir segurança energética, sustentabilidade ambiental e flexibilidade operacional, além de atuarem de forma complementar às demais fontes renováveis, como solar e eólica. O estudo também ressalta o papel das hidrelétricas reversíveis, que funcionam como sistemas de estocagem de energia, aumentando a confiabilidade do sistema elétrico.

De acordo com o posicionamento, as hidrelétricas desempenham papel central no Sistema Interligado Nacional, assegurando inércia, flexibilidade, controle de tensão e frequência, atributos indispensáveis para garantir a estabilidade no fornecimento de energia elétrica e reduzindo a dependência de fontes fósseis. Por serem renováveis, contribuem para a redução das emissões de gases de efeito estufa e para o cumprimento das metas climáticas assumidas pelo Brasil.

Riscos e recomendações

O estudo alerta para os riscos do não reconhecimento desses atributos estratégicos. Nesse sentido, recomenda que políticas públicas sejam formuladas para preservar e modernizar o parque hidrelétrico brasileiro, garantindo sua competitividade e integração com outras fontes renováveis.

Para o presidente da ANE, Mário Menel, a parceria com o CIGRÉ-Brasil fortalece a defesa das hidrelétricas como pilares da matriz energética nacional. Já o presidente do CIGRÉ-Brasil, João Carlos de Oliveira Mello, destacou que a cooperação entre as entidades é um passo importante para “construir um futuro mais eficiente e resiliente para o setor elétrico do país”.

Fonte: Ane Brasil


ÚLTIMOS ARTIGOS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS