BIBLIOTECA

Desenvolvimento da ferramenta PCQO e seu impacto nos resultados gerados no controle de qualidade da companhia águas de Joinville/SC

Resumo

A amostragem no sistema de distribuição, como fase inicial do processo de controle de qualidade da água distribuída, detém um risco aumentado no que diz respeito à contaminação das amostras que podem gerar resultados errôneos na determinação de não conformidades no sistema de abastecimento e torna-se oneroso no que diz respeito aos diversos ambientes e condições em que o funcionário responsável pela amostragem pode ser submetido.

Tendo em vista os problemas crescentes na qualidade da água distribuída um grupo de CCQ, em parceria com o Laboratório de Controle de Qualidade (LCQ) e com a Coordenação de Adução e Distribuição, procurou soluções que pudessem representar mais consistentemente a rede de distribuição.

Dessa forma foi desenvolvida a ferramenta “Ponto de Controle de Qualidade Operacional (PCQO)” que é um kit acoplado ao hidrômetro, que visa padronizar o procedimento de amostragem. Com a padronização visou-se o aumento na qualidade e na confiabilidade dos resultados gerados pelo LCQ.

Os resultados obtidos em PCQO são muito positivos, conseguindo atingir o objetivo proposto. Visto que proporciona maior agilidade, facilidade, diminuição em possíveis contaminações apresentado anteriormente em torneiras e comodidade, possibilitando até o aumento da demanda de amostragem, se necessário. O PCQO proporcionou a diminuição de contaminação microbiológica e melhoria na confiabilidade dos parâmetros físico-químicos.

Introdução

O tratamento de água busca essencialmente deixá-la em estado de qualidade suficiente para ser utilizada para consumo humano sem que nenhum problema decorra disso. A origem do tratamento de água para abastecimento público foi na Escócia, onde John Gibb construiu o primeiro filtro lento. Desde então diversas técnicas foram criadas e modificadas até chegarmos ao que hoje é aplicado (RICHTER; NETTO, 2007).

Nos sistemas de distribuição de água potável, a qualidade desta pode sofrer uma série de mudanças, fazendo com que a qualidade da água na torneira do usuário se diferencie da qualidade da água que deixa a estação de tratamento. Tais mudanças podem ser causadas por variações químicas e biológicas ou por uma perda de integridade do sistema. Alguns fatores que influenciam tais mudanças incluem: (1) qualidade química e biológica da fonte hídrica; (2) eficácia do processo de tratamento, reservatório (armazenagem) e sistema de distribuição; (3) idade, tipo, projeto e manutenção da rede; (4) qualidade da água tratada (ALMEIDA; FREITAS; BRILHANTE, 2001).

Um sistema para abastecimento público de água é o conjunto de obras, instalações e serviços que visam produzir e distribuir água de qualidade e com quantidade e qualidade compatíveis com as necessidades da população, para fins de consumo doméstico, serviços públicos, consumo industrial e outros usos (FUNASA, 2007), conforme o apresentado na Figura 1. Durante a passagem pelo sistema de abastecimento de água é possível que ocorram alterações das propriedades da água, sejam elas físicas, químicas ou biológicas, em qualquer nível e por qualquer substância ou forma de energia. Se essa alteração causar uma restrição ao consumo humano, pode ser dito que essa água está contaminada (DALSASSO et al., 2007).

(…)

Autores: Maryelin Sacardo Souza; Giulia Graciella dos Santos Alves Alberti; Alexsandra Moreira; Liana Ruwer e Carlos Humberto Saade.

ÚLTIMOS ARTIGOS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS