BIBLIOTECA

A evolução dos sistemas de descarga por gravidade para bacias sanitárias e seu impacto na rede coletora de esgotos

Resumo

A preocupação com o consumo consciente de água tem se tornado um constante desafio dos pesquisadores e da indústria mundial nos últimos anos. Estudos demonstram que atualmente cerca de 35% da água consumida em unidades habitacionais é utilizada em bacias sanitárias. Desde 2001 as bacias comercializadas no Brasil demandam 6,8 litros por acionamento. O trabalho em questão tem como objetivo avaliar o desempenho de bacias sanitárias de 4,8 litros por acionamento bem como o funcionamento do sistema de esgotos sanitários quando estas bacias forem instaladas. Este trabalho priorizou o sistema de descarga composto por bacia sanitária com caixa acoplada e foi realizado em três etapas: revisão bibliográfica, etapa laboratorial e análise em campo. Foram realizadas filmagens na rede pública de esgotos sanitários, onde foi possível identificar depósitos de sólidos, que podem ter ocorrido devido à redução do volume de água despejado na rede pública. Durante esta etapa, embora os usuários não tenham relatado problema no desempenho das bacias sanitárias, o monitoramento dos dados revelou a necessidade de acionamentos sucessivos em algumas residências. Desta forma não é possível afirmar que a utilização de bacias sanitárias de 4,8 litros por descarga não causa impacto no desempenho do sistema de esgotos sanitários.

Introdução

O Brasil possui a maior disponibilidade hídrica entre as 10 maiores economias do planeta, entretanto, em função da má distribuição dos recursos hídricos pelo País atrelada à ocupação desordenada, as regiões com maior população possuem a menor disponibilidade hídrica e maior quantidade de carga orgânica lançada nos corpos d’água.

A tabela 1 abaixo, mostra a relação entre o Produto Interno Bruto – PIB e a disponibilidade hídrica das 10 maiores economias do mundo.

(…)

Autores: Ricardo Reis Chahin e Diego Almeida Dias.

ÚLTIMOS ARTIGOS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS