BIBLIOTECA

Avaliação preliminar dos resultados operacionais de uma estação de tratamento de esgotos em escala real, com tratamento terciário – ETE Ibirité

Resumo

A ETE Ibirité, objeto deste estudo, foi implantada com a tecnologia de lodos ativados associada ao MBBR e é operada pela Companhia de Saneamento de Minas Gerais – COPASA MG. Está localizada no município de Ibirité.

O efluente final desta unidade é lançado na Lagoa de Ibirité, conhecida também como Lagoa da Petrobrás. Os resultados avaliados demonstraram elevada capacidade de remoção de matéria orgânica, nutrientes e outros poluentes, gerando um efluente final com características superiores aos padrões estabelecidos na legislação vigente (DN COPAM/CERH-MG Nº 01/2008).

O objetivo deste trabalho é avaliar o desempenho da fase líquida do sistema de tratamento de esgoto implantado na ETE Ibirité, onde serão avaliadas as concentrações efluentes e eficiências de remoção dos principais constituintes dos esgotos sanitários e do atendimento aos padrões de lançamento, tendo como referência um ano e meio de monitoramento.

Introdução

O sistema de lodos ativados é bastante utilizado em nível mundial, principalmente quando se tem uma demanda por efluente de qualidade e possui baixa disponibilidade de área para a implantação de uma Estação de Tratamento de Esgoto – ETE. Segundo VON SPERLING (2005), o desenvolvimento tecnológico trouxe novas perspectivas para este processo de tratamento, dentre elas a incorporação de leitos móveis como meio suporte para o crescimento da biomassa.

O MBBR (moving bed biofilm reactor) é uma das variantes desta alternativa técnica e pode ser utilizada em estações existentes com o objetivo de ampliar a capacidade de tratamento, pois o meio suporte permite o aumento da biomassa no reator sem que ocorra o aumento do volume desta unidade. Também pode ser aplicada em ETE novas.

A ETE Ibirité, objeto deste estudo, foi implantada com a tecnologia de lodos ativados associada ao MBBR e é operada pela Companhia de Saneamento de Minas Gerais – COPASA MG. Está localizada no município de Ibirité, na Região Metropolitana de Belo Horizonte – RMBH. Todos os cursos de água do município de Ibirité deságuam no Ribeirão Ibirité e por sua vez, no ponto mais baixo, a Represa Ibirité ou, como mais conhecida, Lagoa da Petrobrás.

O efluente final desta unidade é lançado na Lagoa da Petrobrás, devendo atender aos padrões de lançamento vigentes no Estado de Minas Gerais (DN COPAM/CERH-MG Nº 01/2008): DBO: 60 mg/L ou eficiência de remoção de no mínimo 60% e média anual igual ou superior a 70%; DQO: 180 mg/L ou eficiência de no mínimo 55% e média anual igual ou superior a 65%; SST: até 100 mg/L; SSed: até 1 mL/L.

Autores: Saulo Nonato de Souza; Frieda Keifer Cardoso; Priscilla Otávia Tito Jardim e Sirlei Geraldo de Azevedo.

ÚLTIMOS ARTIGOS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS