BIBLIOTECA

Análise da execução do ensaio de verificação de estanqueidade para redes de distribuição de água em polietileno

Resumo

As redes de distribuição, adutoras e linhas de esgoto em polietileno (PEAD), após a sua instalação, são testadas através do ensaio de verificação de estanqueidade, como uma garantia da correta montagem do sistema. O trabalho teve como objetivo avaliar, através de visitas de campo, a execução do ensaio de estanqueidade como fonte de informação para a execução da revisão da Norma Técnica Sabesp – NTS 190. As visitas reforçaram a importância da correta execução das seis etapas obrigatórias do ensaio para a prevenção da ocorrência de perdas no sistema de abastecimento de água. Das três visitas realizadas, somente em uma foi possível acompanhar o ensaio completo, nas outras duas, os ensaios foram reprovados logo na segunda etapa. As possíveis causas apontam para falhas na vedação das válvulas ou falhas nas conexões soldadas e mecânicas.

Introdução

Após a instalação de tubulações de redes de distribuição, adutoras e linhas de esgoto em polietileno (PEAD), o ensaio de verificação de estanqueidade é etapa obrigatória. O ensaio tem como principal objetivo avaliar a correta montagem de toda a estrutura da rede, ou seja, tubo e singularidades (uniões, conexões, registros, válvulas, etc.), como um sistema, proporcionando a acomodação da tubulação embaixo da terra.

Atualmente, esse procedimento é normatizado. No Brasil, a norma que faz referência ao assunto é a NBR 15952: sistemas para redes de distribuição e adução de água e transporte de esgotos sob pressão – verificação da estanqueidade hidrostática em tubulações de polietileno (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS, 2011) e, internacionalmente, existe a ASTM F2164: Standard Practice for Field Leak Testing of Polyethylene (PE) and Crosslinked Polyethylene (PEX) Pressure Piping Systems Using Hydrostatic Pressure (AMERICAN SOCIETY FOR TESTING AND MATERIALS, 2018).

A Companhia de Saneamento do Estado de São Paulo – Sabesp possui uma série de normas próprias e, dentre elas, a Norma Técnica Sabesp (NTS) 190: instalação de redes de distribuição, adutoras e linhas de esgoto pressurizadas em polietileno PE 80 ou PE 100 (SABESP, 2019) descreve no Anexo E a metodologia do ensaio de verificação de estanqueidade. Essa NTS teve sua revisão iniciada recentemente em 2018 e foi concluída em fevereiro de 2019.

A pesquisa teve como objetivo avaliar, através de visitas de campo, a execução do ensaio de estanqueidade em trechos da rede de distribuição de água da Sabesp como fonte de informação para a execução da revisão da NTS 190, tendo como foco: (1) as etapas do ensaio; (2) as análises das aprovações e reprovações; e (3) as prováveis causas de reprovações.

Autores: Samuel Soares Muniz; Allan Saddi Arnesen e Ricardo Gonçalves.

ÚLTIMOS ARTIGOS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS