BIBLIOTECA

Qualidade de energia e seus impactos na eficiência e confiabilidade em instalações típicas do saneamento

Resumo

O trabalho trata da relação entre qualidade de energia elétrica e seus efeitos em equipamentos de proteção e controle, além dos dispositivos de potência que compõe instalações elétricas presentes nas instalações do saneamento. Dentre os vários problemas que compõe o universo dos distúrbios, serão tratados dois deles: harmônicos e desequilíbrio de tensão, bem como as origens e as consequências nas instalações e sistemas das estações.

Introdução 

O desafio da universalização do saneamento no país é urgente. São muitos os brasileiros que ainda sofrem sem água encanada na torneira e com esgoto a céu aberto. Para mudança desta realidade, não há dúvida é essencial montagem de estruturas como estações de tratamento de água e esgoto, estações elevatórias. Portanto será necessário uso de energia elétrica para ajudar nesta tarefa. Entretanto o desafio não é apenas este: é comum instalações das estações de saneamento estar em situação de sucateamento, gerando gastos com energia, manutenção de equipamentos velhos. Logo é urgente que programas de eficiência cheguem ao setor de saneamento.

A operação de sistemas de saneamento exige uso intensivo de energia elétrica, sendo necessário o cumprimento de dois aspectos para que os serviços de saneamento sejam prestados com qualidade : de um lado garantias de qualidade de fornecimento por parte das concessionárias de energia e de outro, cuidados essências quanto ao uso final do insumo. Estes dois aspectos compõe o universo dos distúrbios na qualidade de energia, demonstrando que a responsabilidade pela qualidade de energia é de responsabilidade não só da concessionária, mas também dos consumidores. Dependendo do porte do consumidor e as características de suas cargas, tal interação torna-se mais intensa, e o consumidor pode gerar sérios distúrbios na qualidade da rede, prejudicando demais clientes.

Quando distúrbios passam a ser recorrentes nas estações, certamente os índices de confiabilidade e eficiência são prejudicados. Como exemplo citamos os prejuízos à eficiência dos motores de indução trifásicos se alimentados em condições de desbalanceamento de tensões; a geração de distorções harmônicas quando do uso conversores de frequência para controle de motores, tendo como consequência desligamentos indevidos, sobreaquecimento de equipamentos, dentre outros.

Desta forma é objetivo principal deste trabalho apresentar uma analise entre a relação dos distúrbios na qualidade de energia e suas consequências em instalações típicas do saneamento: elevatórias e estações de tratamento de água e esgoto. Os fenômenos que pioram a qualidade de energia são inúmeros, e este trabalho focará as discussões em torno de dois distúrbios: o desequilíbrio de tensão e as distorções harmônicas. Também, serão citadas as atuais normas que tratam do tema.

Autor: Nilson Alves de Moura.

ÚLTIMOS ARTIGOS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS