BIBLIOTECA

Novos algoritmos de eficiência energética aplicados em inversores de frequência para sistemas de saneamento – Case: teste em sistema de aeração de estação de tratamento de esgotos de grande porte (1,5m³/s)

Resumo

Os inversores de frequência são equipamentos largamente usados para partida e variação de rotação de motores elétricos, sendo atualmente um dos principais responsáveis por economizar energia elétrica e aumentar a vida útil dos equipamentos. A tecnologia tem avançando muito rápido e atualmente vem sendo desenvolvidos algoritmos que utilizados nos inversores de frequência possibilitam a utilização plena dos seus recursos de eficiência energética. Esse trabalho apresenta o teste de dois de inversores de fabricantes diferentes, mas com algoritmos de eficiência energética similares que monitoram os motores e através de analises elétricas determinam quanto de potência está sendo necessária para o trabalho executado e caso a potência necessária for menor que a fornecida o algoritmo diminui a potência fornecida mantendo o mesmo trabalho, gerando dessa forma economia de energia elétrica.

O teste foi realizado no sistema de aeração superficial de uma estação de tratamento de esgotos com capacidade de tratamento de 1,5m³/ s e trouxe resultados de economia de energia de aproximadamente 20%.

Introdução

O teste foi realizado no sistema de aeração de numa estação de tratamento de esgotos por lodos ativados convencional da região metropolitana de São Paulo com capacidade de tratamento de 1,5m³/s.

O sistema de aeração é a principal parte do processo numa estação de tratamento de esgotos por lodos ativados, além disso, é um dos principais consumidores de energia elétrica chegando a aproximadamente 40% do consumo total da estação de tratamento. Sendo assim o sistema de aeração é um dos principais focos para economia de energia elétrica.

A aeração dos tanques nessa estação de tratamento é realizada por agitadores superficiais tipo batedor (agitador com hélices), sendo que os motores já são acionados e controlados por inversores de frequência tradicionais.

Os inversores testados substituíram os inversores instalados no período de testes e as medições foram realizadas por analisadores de energia tanto na entrada como na saída dos inversores.

ÚLTIMOS ARTIGOS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS