BIBLIOTECA

Efeito da manutenção e das condições operacionais no desempenho de uma estação de tratamento de esgoto

Resumo

Efeito da manutenção e das condições operacionais  – O trabalho avaliou o desempenho da uma estação de tratamento de esgoto (ETE) por meio de índices de qualidade e confiabilidade. Foram levantados os problemas operacionais/manutenção e realizado análises físico-químicas de amostras para avaliar os tratamentos em um monitoramento de 6 meses. O sistema da ETE é composto por tratamento preliminar, anaeróbio, aeróbio e desidratação de lodo. A ETE passou por diversos problemas, como filtros biológicos inativos, falhas na centrífuga e bombas de recirculação de lodo. Os índices permaneceram com valores abaixo da faixa aceitável, o que evidencia um tratamento ineficiente. Recomenda-se que novas alternativas sejam tomadas na ocorrência de problemas operacionais para que o desempenho não seja afetado e a ETE se torne benéfica do ponto de vista social, sanitário e ambiental.

Introdução

As pesquisas realizadas com o intuito de avaliar o desempenho de estações de tratamento de esgoto se mostram fundamentais no planejamento e projeto de sistemas de tratamento, uma vez que o alcance dos padrões de lançamento está associado com um bom desempenho na tratabilidade do esgoto. Vários fatores podem levar a problemas e instabilidades nos processos que ocasionará efeitos adversos no tratamento do esgoto, pois não existe apenas uma variável responsável pela qualidade do mesmo.

É importante que os processos de tratamento de esgotos sejam avaliados também em relação à análise da qualidade que envolvem diferentes índices e indicadores, fornecendo informações que podem subsidiar a seleção de um determinado sistema de tratamento e permitindo a avaliação do desempenho real de uma ETE, no que se refere ao atendimento aos requisitos legais estabelecidos ou às metas de eficiência definidas durante o projeto (Sampaio; Gonçalves, 1999).

Condições de funcionamento dos equipamentos, além de detalhes de projeto, construção, operação e manutenção, devem ser analisadas de maneira conjunta, para se tentar estabelecer e entender as relações existentes em uma ETE (Cruz; Lima, 2007). Portanto, é de fundamental importância que o funcionamento do tratamento seja acompanhado por um monitoramento que inclua aspectos importantes à operação do sistema.

De acordo com Metcalf e Eddy (2002), novas considerações devem estar presentes ao se operar e projetar estações de tratamento de esgotos: (a) necessidade de otimização de desempenho das estações; (b) programas que visem manutenção e controle operacional; (c) confiabilidade de processos de tratamento e seleção de parâmetros adequados de projeto; (d) controle de odor; (e) estratégias de controle de processo; (f) expansão da capacidade de tratamento e (g) eficiência energética nos processos de tratamentos de esgotos.

O estudo dos diversos fatores que envolvem a qualidade, conformidade e confiabilidade em ETEs, como problemas mecânicos, operacionais e ambientais, bem como problemas de gestão do empreendimento é uma ferramenta poderosa para a gestão ambiental sob vários aspectos: possibilita localizar fontes poluidoras; possibilita identificar fatores de risco; possibilita a tomada de medidas preventivas; e possibilita a tomada de medidas corretivas.

Segundo Da-Hin et al. (2008), devido às inúmeras incertezas presentes no projeto e operação de estações de tratamento, existem alguns riscos de falha que são inevitáveis e as ETEs devem ser projetadas com base em uma medida aceitável de risco ou violação e também projetadas para produzir uma concentração média efluente abaixo dos padrões de lançamento.

Neste sentido, este trabalho sobre o Efeito da manutenção e das condições operacionais em uma ETE é de grande relevância para a área de tratamento de esgotos, uma vez que se propõe a avaliar a confiabilidade de uma ETE, sob diferentes interferências ambientais e operacionais, fornecendo informações reais do desempenho dos processos  unitários. Dentro desse contexto, o trabalho teve como objetivo realizar uma análise do desempenho de uma ETE por meio de índices de qualidade, conformidade e confiabilidade de esgoto e tratamento.

Autor: Hugo Renan Bolzani, Sandro Rogério Lautenschlager, Janaina de Melo Franco Domingos e Caroline Moço Erba Pompei.

Efeito da manutenção e das condições operacionais


LEIA TAMBÉM: ANÁLISE DOS SERVIÇOS DE OPERAÇÃO E MANUTENÇÃO DO SUBSISTEMA NORTE DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO DE NATAL – RN

ÚLTIMOS ARTIGOS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS