BIBLIOTECA

A coleta de lixo no município de guarulhos e o sua contribuição sobre a qualidade das águas nos corpos hídricos na bacia do alto tietê

Resumo

O saneamento ambiental é fundamental para uma melhoria da qualidade de vida, do meio ambiente e da saúde pública, sendo integrado por um conjunto de práticas e serviços, dos quais, destaca-se a coleta de resíduos sólidos. Em decorrência da falta da coleta, esses materiais são acumulados em locais inadequados e parte desses carreados através das chuvas, alcançando os corpos hídricos e contribuindo para a poluição difusa de suas águas. Um método de avaliar a qualidade das águas dos corpos hídricos é através do estudo das bacias hidrográficas. O município de Guarulhos inserido na Bacia do Alto Tietê contempla 446.969 domicílios, desses 428.438 são atendidos pelo serviço de coleta de lixo. Através do levantamento de dados do IBGE (2010), elaboraram-se mapas temáticos, onde verifica-se que a bacia do Jaguari possui o menor atendimento de coleta de lixo por domicílio (77,3%), o segundo menor percentual de domicílios com atendimento concentra-se na bacia Central (93,6 %), a bacia Baquirivú-Guarçu com cerca de 95,7%, a bacia do Cabuçu de Cima (98,8%) e a bacia Tietê-Senna com percentual de 98,6%. Concluindo-se que a bacia Central tem o maior potencial de sofrer com problemas de poluição difusa.

Introdução

A bacia do Alto Tietê é uma bacia cuja poluição ainda tem predominância de lançamentos de poluentes em cargas pontuais. Com a redução gradual dos lançamentos pontuais, em função da evolução da coleta e tratamento de esgoto, torna-se latente a necessidade de eliminação das cargas difusas.

A coleta de lixo doméstico contribui para a redução da carga difusa e, consequentemente para a redução da poluição dos recursos hídricos. A análise de suas deficiências pode gerar benefícios para promoção de políticas visando a melhorar a qualidade das águas dos corpos hídricos.

O sistema de coleta de lixo do Município de Guarulhos, segundo IBGE (2011) a coleta de lixo é realizada em 428.438 domicílios. Porém ainda segundo a mesma fonte, o número de domicílios existentes neste município é de 446.969. Com isto, existe um importante déficit de coleta que, devido às características do Município de Guarulhos, exerce grande influência na qualidade das águas da Bacia do Alto Tietê.

Autores: Alisson Gomes de Moraes;  Prof. Dr. Anderson Targino da Silva Ferreira;  Samantha Regiane Piffer Cacela Rorato e Renata Aparecida Costa.

ÚLTIMOS ARTIGOS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS