BIBLIOTECA

Case SAAE de Marechal Cândido Rondon de redução de perdas de água: apostando na boa estratégia para obtenção de resultados

Resumo

As perdas de água constituem-se em um problema mundial, gerando baixas performances à grande maioria dos sistemas. O estabelecimento de ações contínuas de redução e controle de perdas assegura benefícios em curto, médio e longo prazos, com eficiência e eficácia. O SAAE de Marechal Cândido Rondon, com vistas em reduzir suas perdas de água, partiu da estratégia de utilizar metodologias conhecidas como o ciclo do PDCA, Método de Análise e Solução de Problemas de Perdas, Balanço Hídrico, Controle Estatístico dos Processos, entre outros. Diferentemente de se saber reduzir perdas, é saber que estratégia dever-se-á formular e executar visando dar consecução aos resultados previstos.
Sendo assim, o presente trabalho vem com o objetivo de descrever a estratégia utilizada que culminou em bons resultados, tendo atingido patamares abaixo de 214,1 L/lig.dia (dez/16), partido-se de um índice de 241 L/lig.dia (dez/13). Além dos resultados mensuráveis, outros, intangíveis e de difícil mensuração, também foram obtidos: melhoria na qualidade do abastecimento, melhoria da cultura de combate às perdas, melhoria da qualidade de materiais e equipamentos, implantação das centrais de controle orquestradoras da operação e da comercialização, melhoria na comunicação e integração entre os setores comerciais e operacionais, melhoria na qualidade dos investimentos, entre outros.
A estratégia adotada pelo SAAE, durante os 36 meses, objeto do presente CASE, foram fruto de adequada formulação e, principalmente, boa execução. Adotou-se a disciplina pelos resultados, a partir de adequada conjugação entre três importantes subprocessos: processo de liderança, processo de operações ou de planejamento operacional e processo estratégia.

Introdução

No Brasil, de acordo com dados publicados pelo Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), do Ministério das Cidades, no Diagnóstico dos Serviços de Água e Esgoto, o índice de perdas no sistema de abastecimento de água no ano de 2015 foi de 36,7% (SNIS, 2017).

As perdas de água constituem-se em um problema mundial, gerando baixas performances à grande maioria dos sistemas; porém, alguns países ou cidades, com planejamento, conhecimento, recursos e gestão, conseguiram atingir e manter baixos os níveis de perdas nos seus sistemas. O estabelecimento de ações contínuas de redução e controle de perdas assegura benefícios em curto, médio e longo prazos, com eficiência e eficácia. Ações relativamente simples para avaliação destas perdas consistem, por exemplo, em métodos como o do balanço hídrico, das vazões noturnas, combinação deles, entre outras metodologias.

O Sistema de Abastecimento de Água da Sede de Marechal Cândido Rondon é operado e mantido pela autarquia municipal SAAE – Serviço Autônomo de Água e Esgoto. É constituído por três grandes regiões de abastecimento: a Região I, a Região II e a Região III, as quais possuem três (3) DMC’s – distritos de medição e controle, sendo um (1) na Região I e dois (2) na Região II. Estas regiões, que se encontram dispersas em todo o entorno da área urbana, são constituídas por unidades operacionais com 18 poços tubulares, 5 captações de água de minas, elevatórias de água bruta e tratada, adutoras de água bruta e tratada, reservatórios e o sistema de distribuição.

O SAAE de Marechal Cândido Rondon, com vistas em reduzir as perdas de água, buscou incorporar a experiência e os conhecimentos acumulados pela autarquia ao longo dos últimos anos, partindo de uma visão de como seria um modelo de excelência nas práticas de gestão, operação, manutenção e comercialização de um operador de sistema de abastecimento de água. Para tanto, como base, metodologias conhecidas foram utilizadas e fortalecidas, como o ciclo do PDCA – Plan-Do-Check-Act, método MASPP, Balanço-Hídrico, CEP – Controle Estatístico dos Processos, entre outros.

A ferramenta CEP tem por finalidade desenvolver e aplicar métodos estatísticos como parte de nossa estratégia para prevenção de defeitos, melhoria da qualidade de processos, produtos, serviços e redução de custos. Quando um processo está sob controle estatístico, seu comportamento é previsível e toda sua variação é decorrente apenas de causas comuns. Portanto, se existe a evidência de uma causa especial no processo, este é dito instável estatisticamente (Gouveia, 2011).

A metodologia MASPP como descrito anteriormente, é um Método de Análise e Solução de Problemas de Perdas de Água, no qual está contida, além do Controle Estatístico de Processo (CEP), a utilização de diversas ferramentas de qualidade, como: Diagrama de Ishikawa (causa e efeito), Gráfico de Pareto, Plano de Ação (5w2h), PDCA. É passível de aplicação em qualquer processo, ou qualquer problema, o que maximiza sua importância e aplicação nas organizações (Gouveia, 2011).

Para acompanhamento e análise dos resultados o SAAE adota como principal indicador de perdas um indicador volumétrico de desempenho, denominado de Índice de Perdas por Ligação (IPL), mais preciso que os percentuais. Este indicador relaciona a diferença entre volume disponibilizado (VD) e volume utilizado (VU) ao número de ligações ativas (LA) e número de dias (ND). Para considerar as variabilidades do ano e de períodos de leituras entre VD e VU, considera-se os dados do mês de referência e os 11 meses anteriores, denominando-se assim de IPL anualizado.

Autores: Ana Paula Scherer; Carlos Eduardo Kozerski; Mirta Schlindwein Lucas e Roseléia Martini de Aguiar.

ÚLTIMOS ARTIGOS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS