BIBLIOTECA

Caracterização microbiológica e físico-química da ETAR da Ribeira de Frades e de uma instalação piloto como forma de avaliar o seu funcionamento

Resumo

O estudo do funcionamento de uma Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) é bastante importante para entender a gestão correcta de todas as fases dos processos de tratamento existentes nas ETAR.

 
Este trabalho teve como objectivo a caracterização pormenorizada da ETAR da Ribeira de Frades e a respectiva análise das correntes de entrada, do decantador primário, do tanque de arejamento e de saída em termos de composição físico-química. Foram ainda monitorizados e quantificados os principais protozoários e metazoários nos tanques de arejamento presentes e realizadas técnicas de análise de imagem, da descrição morfológica da biomassa agregada e filamentosa. Outro dos objectivos deste trabalho relacionou-se com o estudo de uma instalação piloto em que se pretendia verificar se o sistema poderia operar com diferentes configurações.

 
A licença de utilização dos recursos hídricos da ETAR da Ribeira de Frades obriga a cumprir os valores limite de emissão (VLE) para os parâmetros de carência química de oxigênio (CQO), carência bioquímica de oxigênio (CBO5), sólidos suspensos totais (SST) e pH, podendo concluir-se que este limite foi cumprido ao longo do período de monitorização da ETAR, excepto em alguns dias devido sobretudo às condições meteorológicas. Na generalidade a ETAR apresentou um bom desempenho, com índices de eficiência de tratamento elevados.
A análise à estrutura da biomassa agregada permitiu verificar um predomínio dos mesoflocos durante o período de monitorização da ETAR e da instalação piloto, essenciais para um correto funcionamento de uma ETAR de lodos ativados com boa decantabilidade. Contudo, o conteúdo em bactérias filamentosas provou ser elevado e esteve por detrás dos fenômenos de bulking, de origem filamentosa, registados.

 
Relativamente aos parâmetros microbiológicos constatou-se que, quer no tanque de arejamento quer na instalação piloto, existiu uma predominância de ciliados móveis de fundo, indiciando um tanque a operar com lamas relativamente bem colonizadas e estáveis. Contudo, foi possível ainda de verificar um período na instalação piloto, em que a componente biótica indiciou uma colonização deficiente.

 
Tendo em atenção o objectivo de mimetizar o funcionamento da ETAR, numa primeira fase da operação da instalação piloto, este foi parcialmente atingido, nomeadamente ao nível dos parâmetros físico-químicos. Contudo, o mesmo não foi plenamente atingido no tocante à estrutura da biomassa e á componente biótica. Já o efeito da alteração das condições de operação da instalação piloto teve correspondência ao nível das alterações monitorizadas neste sistema.

 
Autora: Ana Isabel Pereira Vaz.

 

etar-funcionamento

ÚLTIMOS ARTIGOS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS