BIBLIOTECA

Caracterização morfométrica da bacia hidrográfica urbana do riacho das águas férreas em Maceió Alagoas

Resumo

O estudo da caracterização morfométrica de bacia hidrográfica é importante para determinar riscos ambientais e antrópicos e assim planejar e manejar o uso e ocupação do solo, para que não gerem impactos significativos e se conserve os recursos hídricos. O trabalho teve como objetivo fazer a caracterização morfométrica da bacia hidrográfica do Riacho das Águas Férreas, localizada na cidade de Maceió-AL. Foram utilizadas imagens geradas pelo ArcGIS 10.2, sendo possível traçar e obter os resultados pretendidos. Através destes, concluiu-se que a bacia em questão tem área de 3,99 km², seu canal principal 3,4 km e seu relevo tem declividade média de 2%. Possui formato alongado pendendo para circular e pouco risco de enchentes. Segundo o método de Strahler é de 4ª ordem, bem ramificada, e alta densidade de drenagem, segundo os parâmetros de Villela & Mattos (1975). Tem baixa sinuosidade e alta velocidade de escoamento. O presente trabalho configurou-se como de grande relevância por se tratar de contribuição para o mapeamento da bacia, sendo ainda necessário um estudo mais detalhado em mais pontos desta, como a declividade. No entanto, os dados obtidos subsidiarão posteriores pesquisas de planejamento e gestão na região hidrográfica, além de contribuir para a comunidade científica.

Introdução

Bacia hidrográfica, segundo Silva (1995), é um compartimento natural delimitado por divisores de água que drenam a água da chuva para um rio principal e seus afluentes. Porém, no meio urbano, sofre diversos impactos por conta da urbanização intensa. Por isso é necessário um estudo para que melhor se planeje o uso e ocupação bem como se preserve as áreas de mata ciliar e Áreas de Preservação Permanentes (APP).

Conforme Torres et al. (2007), a caracterização morfométrica é importante para identificar erosões hídricas após chuvas intensas, determinar área e comprimento de rede de drenagem e assim verificar problemas de enchentes ao longo do corpo hídrico. A falta do planejamento pode acarretar em impactos significativos no solo e nos recursos hídricos.

A bacia hidrográfica do Riacho das Águas Férreas está inserida na porção sudeste do município de Maceió (Alagoas) e abrange parte dos bairros de Jacarecica, Cruz das Almas, São Jorge, Barro Duro, Feitosa e Jacintinho, totalizando seis bairros (ALMEIDA, 2011). O Riacho das Águas Férreas nasce no nordeste da bacia, no bairro de Jacarecica e tem foz na praia no bairro de Cruz das Almas. Está inserida no meio urbano e por isso sofre consequências despejo de resíduos, lançamento de efluentes e supressão da mata ciliar.

Nesta perspectiva, este trabalho objetivou caracterizar a bacia hidrográfica do Riacho das Águas Férreas por índices morfométricos. Para tanto, foi necessário fazer mapeamento da área da bacia com o uso de Sistema de Informação Geográfica (SIG) e, por conseguinte, interpretar a natureza da bacia de acordo com os resultados dos índices morfométricos.

Assim, o trabalho encontra-se estruturado em três partes. A primeira apresenta os conceitos de bacia hidrográfica e bacia hidrográfica urbana, o detalhamento de suas características físicas (morfométricas) e sobre o Riacho das Águas Férreas, objeto de estudo deste trabalho. A segunda parte descreve os métodos utilizados para geração de mapas e dados e, por fim, na terceira parte são discutidos os resultados caracterizando a bacia estudada.

Autores: Andréa Cammila Palmeira Santos e Jaceguai Soares da Silva.

ÚLTIMOS ARTIGOS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS