BIBLIOTECA

O efeito da alcalinidade da água sobre a sobrevivência e o crescimento das larvas do Curimbatá, prochilodus lineatus (characiformes, prochilodontidae), mantidas em laboratório

Resumo

Neste trabalho procurou-se verificar a influência de diferentes níveis de alcalinidade da água sobre a sobrevivência e o crescimento de larvas de Prochilodus lineatus Valenciennes, 1836. O experimento de laboratório consistiu em três tratamentos, cujos valores médios de alcalinidade foram: A – 15,76 mg CaCO3/L, B – 32,37 mg CaCO3/L e C – 55,28 mg CaCO3/L. Foram monitorados os valores de temperatura máxima e mínima do ar e da água, alcalinidade, dureza, cálcio, magnésio, pH e condutividade. O experimento, conduzido durante 42 dias, teve três tratamentos com dezoito repetições cada um. Foram determinadas as curvas de crescimento em comprimento total e em peso seco, as relações peso seco-comprimento total, o fator de condição relativo e a sobrevivência das larvas para cada tratamento. Os resultados obtidos para o crescimento em comprimento total e em peso seco evidenciam diferenças significativas entre os tratamentos, sendo o tratamento B aquele em que o melhor desempenho foi observado, e os tratamentos A e C foram semelhantes. A sobrevivência das larvas submetidas aos três tratamentos foi semelhante. A manutenção de larvas de curimbatá sob valores médios de alcalinidade de 32,37±3,73 mg CaCO3/L e de cálcio de 15,73±1,23 mg Ca+2/L (tratamento B) é recomendada, por proporcionarem melhor desempenho em crescimento, expresso em comprimento total e em peso seco.

Introdução

O cálcio tem importante papel na produtividade global dos ecossistemas aquáticos, por fazer parte de importantes processos químicos e fisiológicos frequentemente, em respostas favoráveis da biota em curto período de tempo.

Principalmente por razões comerciais, os efeitos da acidificação e calagem sobre os peixes têm recebido mais atenção que a manipulação de outros fatores abióticos, devido ao fato de este procedimento incrementar a sobrevivência de espécies sensíveis à acidez (WEATHERLEY, 1988), interferir na troca iônica que ocorre nas brânquias (FLIK et al., 1996), combater enfermidades de peixes (SINGHAL; JEET; DAVIES, 1986) e atuar no transporte celular ativo durante a fase embrionária e após a eclosão dos ovos (HWANG; TSAI; TUNG, 1994).

Diversas investigações têm reportado o incremento da sobrevivência, após a calagem, de espécies como Tilapia aurea (ARCE e BOYD, 1975), Salmo trutta (BROWN e LYNAM, 1981), S. gairdneri (KRETSER e COLQUHOUN, 1984), Salmo salar (WHITE; WATT; SCOTT, 1984) e Perca fluviatilis (ERIKSSON e TENGELIN, 1987). Em lagos, cujos estoques de peixes decresceram muito devido à pesca, a calagem pode restaurá-los rapidamente com o efeito positivo do aumento da alcalinidade sobre o crescimento e a reprodução (ERIKSSON et al., 1983; HASSELROT e HULTEBERG, 1984). Isto tem sido atribuído principalmente ao aumento da sobrevivência dos primeiros estágios, especialmente larvas, as quais são mais sensíveis a fatores relativos à acidez (ERIKSSON et al., 1983; GUNN e KELLER, 1984; ROSSELAND e SKOGHEIM, 1984). Contudo, BENGTSSON; DICKSON; NYBERG (1980) registraram mortalidade de peixes e a relacionaram com a calagem, que, quando realizada com elevada concentração de metais na água, pode provocar a precipitação de hidróxidos nas brânquias e, conseqüentemente, levar os peixes à morte, devido ao estresse sobre os sistemas de osmorregulação e ventilação. Em outras situações, em que rios, cujas águas apresentam altos níveis de pH e alumínio, observou-se que a neutralização por calagem levava à recuperação dos valores normais de íons no plasma dos peixes (ROSSELAND et al., 1986).

Assim, este trabalho procurou verificar se existe influência da alcalinidade da água sobre a sobrevivência e o crescimento de larvas de curimbatá, Prochilodus lineatus.

Autores: Nilton Eduardo Torres Rojas; Odete Rocha e José Américo Bordini do Amaral.

ÚLTIMOS ARTIGOS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS