BIBLIOTECA

Avaliação qualitativa da água subterrânea dos poços do Parque Zoobotânico de Belém e Campus de Pesquisa do museu paraense Emilio Goeldi

Resumo

O Parque Zoobotânico de Belém (PZB) e o Campus de Pesquisa do Museu Paraense Emilio Goeldi (MPEG) desenvolvem e tem distintas atividades relativas ao uso da água como por exemplo: 1) água para edificações administrativas; 2) água para consumo em viveiros, lagos, tanques, jaulas dos animais; 3) águas para irrigação dos canteiros; 4) água para laboratórios de pesquisa; 5) água para sistema de proteção e combate a incêndio; etc. Em 2015 o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) publicou a Portaria Nº 8 de 17/04/2015 como normativo de boas práticas de gestão em relação ao uso de água e de energia elétrica, visando-se economizar energia e água nos órgãos públicos. E no ano de 2014, o Estado do Pará instituí a Lei Nº 8.091 que versa sobre as atividades de exploração e aproveitamento de recursos hídricos, a qual visa disciplinar a captação de água subterrânea em termos quantitativos, e em 2008, o CONAMA por meio da resolução Nº 396 estabeleceu as diretrizes ambientais da qualidade da água subterrânea mediante os potenciais usos para consumo humano, dessedentação de animais, irrigação e recreação. Diante da necessidade de instituir procedimento sistemático de controle em termos qualitativos sobre a água subterrânea para atender a legislação ambiental brasileira e o fato do MPEG não dispor de quadro técnico com a devida formação acadêmica e a comprovada competência técnica, o presente trabalho visa avaliar de maneira densa aspectos relativos à (I) coleta e amostragem da água subterrânea e (II) definição das variáveis físico-químicas para monitoramento da água subterrânea.

Introdução

Recentemente, as instituições públicas de “know-how” científico e ambiental como o Museu Paraense Emílio Goeldi, buscam instituir as boas práticas de gestão em relação ao uso de água e de energia elétrica, visando-se atender a Portaria Nº 8 de 17/04/2015 do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) quanto ao repasse das informações dos indicadores do consumo de energia elétrica e água nos órgãos da Administração Pública Federal, para que esses possam nortear os órgãos na redução de seus consumos.

A adoção de indicadores do consumo de água é vista como um instrumento de suma importância, pois irá permitir aos gestores do MPEG, ter conhecimento mais palpável e profundo de aspectos operacionais qualitativos (ex.: água mais propensa a irrigação do que ao consumo humano), que irão fundamentar planos de expansão e/ou restruturação do sistema de abastecimento de água do Parque Zoobotânico de Belém (PZB) e do campus de Pesquisa, em termos de previsão de aumento de demanda e de manutenção preventiva das unidades de captação, estação de tratamento água (ETA), estação elevatória de água bruta ou tratada, adução, reservação, rede de distribuição e ligações domiciliares para as edificações administrativas, viveiros, lagos, tanques, jaulas dos animais, irrigação dos canteiros, água para laboratórios de pesquisa, etc.

Além da Portaria Nº 8 de 17/04/2015 do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), em 2014, o Estado do Pará instituí a Lei Nº 8.091 que versa sobre as atividades de exploração e aproveitamento de recursos hídricos, a qual visa disciplinar a captação de água subterrânea em termos quantitativos, e em 2008, o CONAMA por meio da resolução Nº 396 estabeleceu as diretrizes ambientais da qualidade da água subterrânea mediante os potenciais usos para consumo humano, dessedentação de animais, irrigação e recreação.

Diante da necessidade de atender a legislação brasileira e também instituir um melhor procedimento sistemático de controle em termos qualitativos sobre a água subterrânea nas unidades do MPEG, a presente proposta pretende contribuir com a implantação ações relativas a (I) coleta e amostragem da água subterrânea e (II) definição das variáveis físico-químicas para monitoramento da água subterrânea.

Autores: Paula Danielly Belmont Coelho; Neyson Martins Mendonça e Luiza Carla Girard Mendes Teixeira.

ÚLTIMOS ARTIGOS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS