BIBLIOTECA

Água na indústria: Uso e Coeficientes técnicos

Demanda hídrica na indústria

ANA apresenta o estudo para disseminação de informações sobre estimativas de demanda hídrica da indústria de transformação brasileira

Demanda hídrica na indústria

Demanda hídrica na indústria – Uma das atribuições da Agência Nacional de Águas – ANA é produzir e atualizar informações sobre o balanço hídrico quantitativo nacional, ou seja, sobre a relação entre as demandas de uso dos diferentes setores usuários e a disponibilidade de água.

Esta informação é de fundamental importância no diagnóstico da situação dos recursos hídricos e na identificação de áreas críticas, visando orientar as ações de planejamento e gestão previstas na Política Nacional de Recursos Hídricos.

Com vistas ao melhor planejamento e gestão dos recursos hídricos no âmbito do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos – SINGREH, a ANA tem promovido estudos e parcerias de forma a aprimorar as informações sobre o uso da água pelos diversos setores, inclusive o industrial.

Com isso, a Agência tem produzido sistematicamente informações mais qualificadas desde a elaboração do Plano Nacional de Recursos Hídricos (2006) e do primeiro relatório de Conjuntura dos Recursos Hídricos no Brasil (2009).

O aprimoramento contínuo nos métodos e bases de dados associados à demanda hídrica e, portanto, ao balanço hídrico, resulta em uma maior segurança para os usuários.

Ademais, especificamente para o setor industrial, a ANA tem empenhado esforços no sentido de aprimoramento das informações e bases cadastrais em articulação com as representações setoriais, a exemplo da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Historicamente, o cálculo e a espacialização das estimativas de uso da água pela indústria apresentam grandes dificuldades e incertezas.

Desta maneira, a ausência de bases cadastrais de vazões sistematizadas, inconsistências em bancos de dados de outorgas e incompatibilidade de conceitos, métodos e dados disponíveis fazem com que as estimativas indiretas surjam como alternativa necessária, notadamente em escalas regionais e nacional.

Assim, a ANA apresenta o estudo Água na Indústria: Uso e Coeficientes Técnicos como parte dos esforços para produção e disseminação de informações sobre estimativas de demanda hídrica da indústria de transformação brasileira.

O núcleo deste trabalho consiste na estimativa de coeficientes técnicos com base no número de trabalhadores, por tipologia industrial, que podem ser aplicados tanto para a obtenção das demandas hídricas quanto para a validação ou complementação das bases de dados cadastrais (dados medidos ou estimados em cadastros de usuários). Mapas interativos e materiais adicionais encontram-se disponíveis no Portal de Metadados da ANA (http://www.ana.gov.br/metadados) e no Portal SNIRH – Sistema Nacional de Informações sobre de Recursos Hídricos (www.snirh.gov.br).

Fonte: snirh

leia-integra


LEIA TAMBÉM:GESTÃO INTEGRADA DE RECURSOS HÍDRICOS

 

ÚLTIMOS ARTIGOS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS