BIBLIOTECA

Abraçadeiras de inox universais, bi labial auto selante, com dois fechos e a otimização do processo de acoplamento e reparos de tubos

Resumo

Devido a necessidade ao acesso a água potável, o uso eficiente da infraestrutura de rede e a economia de água, racionalizando os investimentos requeridos, são os principais objetivos das companhias de saneamento e abastecimento, em busca de uma gestão eficiente e inovadora. São necessários portanto a obtenção de expertise e aprimoramento nas ações de instalação, operação e manutenção das redes tubulares de abastecimento. Com extensas e obsoletas redes de distribuição, a atividade de manutenção torna-se complexa, devido aos diferentes materiais e diâmetros das tubulações, bem como o seu posicionamento e/ou as características de uso e ocupação, conforme o desenvolvimento urbano e econômico local. Diante deste cenário é necessário constante evolução dos processos, por meio de sistemas e equipamento inovadores. As abraçadeiras de inox universais bi labial auto selante com dois fechos, são peças fundamentais neste processo de melhoria e inovação, considerando a demanda atual. O presente trabalho teve como objetivo apresentar uma perspectiva de melhoria e inovação ao sistema de gestão e operação, com foco na manutenção das redes tubulares de abastecimento, por meio da tecnologia das abraçadeiras universais bi labial auto selante com dois fechos, apresentando assim os detalhes da tecnologia, bem como dados iniciais de um estudo de caso com a aplicação de uma abraçadeira, em uma rede de abastecimento de fibrocimento, utilizada em um sistema de irrigação, localizado na Espanha.

Introdução

O acesso a água potável e o esgotamento sanitário, se mostra cada vez mais relevante diante do cenário mundial e nacional de saúde pública e desenvolvimento. A busca pela eficiência econômica, bem como o uso racional dos recursos naturais, também são uma necessidade latente, sendo um tema presente nas discussões, planejamento e ações do poder público, bem como, das instituições privadas. Diante deste cenário obter a melhoria da infraestrutura de redes tubulares, economia de água, racionalizando os investimentos requeridos, são os desafios das companhias de saneamento e abastecimento. Em particular o abastecimento de água, conforme o seu sistema linear de tubulações que interliga desde o sistema de captação de um manancial até a entrega da água potável ao consumidor final, conjunto este, denominado como de distribuição. Para a gestão deste conjunto de distribuição, são necessário ações de melhorias para as etapas de instalação, operação e manutenção. Destaque-se também os programas de controle de perdas de água, tendo este, impacto direto nos custos operacionais com forte participação no planejamento estratégico e financeiro das companhias. (ARSESP, 2018). Um campo notável no processo de gestão operacional no abastecimento de água, é o de operação e manutenção das redes existentes. Por exemplo a companhia de saneamento básico do estado de São Paulo, (SABESP) em 2019, possuía 75,3 mil quilômetros de redes de distribuição de água. Em relação ao seu programa de controle e diminuição de perdas em 2018, conforme programa da SABESP o índice de perdas reais ou físicas foi de 19,9%. (SABESP, 2019).

Diante da extensão desta rede de distribuição, sua obsolescência assim como a sua complexidade, devido as variações de diâmetros e materiais das tubulações, é de suma importância ações com programas de melhorias e inovação, maximizando o sistema de gestão. As abraçadeiras de inox universais bi labial auto selante com dois fechos, são peças fundamentais neste processo de melhoria e inovação, considerando a demanda atual. Com a tecnologia de vedação bi labial auto selante, as abraçadeiras de inox com dois fechos, apresentam solução definitiva e inovadora para a instalação e manutenção das redes tubulares de abastecimento. A universalidade para qualquer diâmetro, pressão e fluido, possibilitando também a sua instalação quando a tubulação está sob pressão, são aspectos nos quais comparados com os das abraçadeiras existentes no mercado nacional, permitem reconhecer as vantagens das abraçadeiras com sistema bi labial selante de dois fechos.

Autores: Oswaldo Brandão dos Santos e André Vizioli Gomes.

ÚLTIMOS ARTIGOS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS