BIBLIOTECA

Normalização do abastecimento após redução de pressão pelo processo de gestão noturna com a utilização de válvulas ventosas

Resumo

A implantação de válvulas ventosas nas redes de distribuição, surgiu como uma resposta a maior crise hídrica de todos os tempos. Momento este em que redução de pressão, tornou-se uma realidade, e que a operação reduziu pela metade o tempo de abastecimento de 24 para 12 horas. Nesta situação pontos críticos foram criados, e eram difíceis de serem atendidos no prazo entre as manobras. Desta forma, foi necessário o refinamento da operação de modo a eliminar os pontos críticos e regularizar o abastecimento na nova condição, dentro do novo prazo estabelecido e de modo a economizar energia.

Introdução

O ar está sempre presente em condutos forçados de água, em temperaturas normais temos 2% de ar dissolvido na água. O ar em solução não é problema, mas quando há redução de pressão o ar forma bolhas e até pacotes, que podem juntar-se e bloquear o escoamento.

No processo de enchimento de uma tubulação, o caudal ao encontrar um trecho descendente acelera aumentando a sua velocidade e diminui proporcionalmente a sua área e quando este mesmo fluxo encontrar um trecho ascendente, irá diminuir a sua velocidade e aumentar a área do fluxo em toda a seção da tubulação de acordo com a equação da continuidade; onde a vazão é produto da velocidade pela área do fluxo.

Q = V.a, Q= vazão em m3/s, v= velocidade m/s, A= área em m2

Neste processo são formados bolsões de ar como mostrado na figura 1, mas quando o enchimento da tubulação é completado, estes pacotes podem impedir a passagem do fluxo.

tubulacao

A solução para este problema é a instalação de uma válvula apropriada para a expulsão e ou a admissão de ar, e que recebem o nome de válvulas ventosas.

Autor: Richard Weslch.

ÚLTIMOS ARTIGOS: