BIBLIOTECA

Normalização do abastecimento após redução de pressão pelo processo de gestão noturna com a utilização de válvulas ventosas

Resumo

A implantação de válvulas ventosas nas redes de distribuição, surgiu como uma resposta a maior crise hídrica de todos os tempos. Momento este em que redução de pressão, tornou-se uma realidade, e que a operação reduziu pela metade o tempo de abastecimento de 24 para 12 horas. Nesta situação pontos críticos foram criados, e eram difíceis de serem atendidos no prazo entre as manobras. Desta forma, foi necessário o refinamento da operação de modo a eliminar os pontos críticos e regularizar o abastecimento na nova condição, dentro do novo prazo estabelecido e de modo a economizar energia.

Introdução

O ar está sempre presente em condutos forçados de água, em temperaturas normais temos 2% de ar dissolvido na água. O ar em solução não é problema, mas quando há redução de pressão o ar forma bolhas e até pacotes, que podem juntar-se e bloquear o escoamento.

No processo de enchimento de uma tubulação, o caudal ao encontrar um trecho descendente acelera aumentando a sua velocidade e diminui proporcionalmente a sua área e quando este mesmo fluxo encontrar um trecho ascendente, irá diminuir a sua velocidade e aumentar a área do fluxo em toda a seção da tubulação de acordo com a equação da continuidade; onde a vazão é produto da velocidade pela área do fluxo.

Q = V.a, Q= vazão em m3/s, v= velocidade m/s, A= área em m2

Neste processo são formados bolsões de ar como mostrado na figura 1, mas quando o enchimento da tubulação é completado, estes pacotes podem impedir a passagem do fluxo.

tubulacao

A solução para este problema é a instalação de uma válvula apropriada para a expulsão e ou a admissão de ar, e que recebem o nome de válvulas ventosas.

Autor: Richard Weslch.

ÚLTIMOS ARTIGOS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS