NOTÍCIAS

Quanta energia sua estação de tratamento precisa para operar?

Quanta energia sua estação de tratamento precisa para operar?

Veolia Energia na Estação

 

Energia na Estação – As estações de tratamento de águas residuais convencionais para lodo ativado podem representar entre 0,5 -1% até 50% do consumo de energia necessário para o tratamento. Consequentemente, essas estações devem ter uma fonte alternativa de energia para garantir a continuidade da operação durante os apagões.

As estações consomem energia principalmente devido à qualidade e quantidade de água de entrada e saída que se deseja obter, pela eficiência dos equipamentos, além de seus parâmetros operacionais.

Ações:

Existem várias maneiras de combater esse problema, como:

A possibilidade de geração de energia através da recuperação do biogás – quando a concentração de matéria orgânica permite.
A automação que ajusta a aeração necessária para mistura e demanda de oxigênio.
Identificar padrões de comportamento na planta que permitam modificar as configurações da planta.
Verificação de que as bombas funcionem em seu ponto ideal de operação.
Instalação de variadores e dispositivos de arranque .

No entanto, nenhuma dessas ações conseguiu conter o consumo de energia que as estações de tratamento geram em aplicações de baixa vazão.

Conheça a Tecnologia ECOSIM como a solução

ECOSIM é uma tecnologia composta por um tambor rotativo patenteado e um volume de mídia MBBR patenteado. Devido à sua grande área de superfície de tratamento, o Ecosim™ é 300% mais compacto do que uma solução de biodisco equivalente, dando-lhe uma enorme vantagem em termos de pegada, modularidade e transporte.

Ecosim™ com tempo de retenção pré-calculado, possui crescimento de biofilme na superfície das mídias. Durante a fase de imersão, as bactérias assimilam o ar necessário para consumir a carga de contaminantes orgânicos. E durante a fase de emersão, as bactérias respiram e consomem oxigênio. O tambor gira em torno do eixo de aço inoxidável com uma velocidade controlada que ajuda o biofilme a crescer até uma espessura limite, o excesso de biofilme é desprendido espontaneamente pelas forças físicas que acompanham o movimento de rotação.


LEIA TAMBÉM: A EMERGÊNCIA HÍDRICA E AS ALTERNATIVAS TECNOLÓGICAS DA VEOLIA WATER TECHNOLOGIES PARA CONTRIBUIR PARA SUA MITIGAÇÃO


Especialidade:

O Ecosim™ pode ser totalmente integrado a um sistema de tratamento de efluentes por meio de uma combinação de pré-tratamento. Um grau de peneiramento mínimo é sugerido para remover partículas de grande tamanho. O pré-tratamento sempre pode ser melhorado, com a introdução de uma câmara anóxica ou estrutura de digestor-decantador.

Benefícios para o cliente:

  • Design compacto (300% menor que uma solução convencional de biodisco)
  • Atualização fácil (agregando mídias adicionais, se necessário)
  • Adaptável a variações sazonais
  • Operação simples com abordagem de tratamento eficaz
  • Não requer o uso de um soprador.
  • Fácil manutenção (não é necessária a presença de um especialista no local)
  • Sem barulho.
  • Sem cheiro.

Consulte nossos especialistas e saiba mais:
[email protected]

Contacts

Veolia Water Technologies Brasil – Media Relations
Rafaela Rodrigues
Cel.: +55 11 97675 094
[email protected]

Fonte: Veolia

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: