Notícias

Estação de tratamento de esgotos de Curitibanos/SC recebe primeiros equipamentos

Publicado em 16/10/2019 às 10:40:00

Mais uma etapa importante do Sistema de Esgotamento Sanitário de Curitibanos foi iniciada neste mês de outubro

tratamento-esgotos-curitibanos-ms-equipamentos

Foto: Acervo CASAN.

Depois de passar por obras de estrutura, a Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) começou a receber os equipamentos que serão responsáveis pela depuração para que o efluente final possa retornar à natureza dentro dos padrões exigidos pela legislação.

A instalação dos equipamentos na unidade que terá capacidade de tratar 40 litros de esgoto por segundo deve se estender até o final do ano, quando deverão ser realizados os primeiros testes. Neste momento estão sendo instalados os aerotores” (Sistema Westech), considerados o coração da ETE.

“Esses equipamentos são responsáveis por inserir o oxigênio no tratamento biológico, em que microrganismos se alimentam do esgoto, realizando sua depuração”, explica o engenheiro da Engevix responsável pela fiscalização da obra em Curitibanos, Bruno Guimarães.


LEIA TAMBÉM: MACEIÓ/AL ADOTA A TECNOLOGIA DE BIOFILME CFIC®.


Unidades de bombeamento

Além das obras na ETE, também seguem os trabalhos para implantação de duas estações elevatórias que serão responsáveis por bombear o esgoto coletado nas residências até a Estação de Tratamento. Nas ruas há trabalhos de repavimentação em trechos que receberam redes coletoras.

A meta da CASAN é entregar a obra no final deste ano, para que o serviço de coleta e tratamento de esgotos esteja disponível para a comunidade no início de 2020.

O Sistema de Esgotamento Sanitário que está sendo implantado em Curitibanos deverá contemplar cerca de 30% da população urbana. O investimento é de mais de R$ 46 milhões, obtidos pela CASAN junto à Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD).

Após entrar em operação será iniciada a cobrança pela coleta e tratamento de esgoto para as pessoas que terão o serviço disponível. Antes de iniciar o faturamento, a CASAN fará uma nova campanha de esclarecimento na cidade para que os moradores façam adequadamente a conexão de seu esgoto ao Sistema Público.

Fonte: CASAN.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *