LEITURA RECOMENDADA

Água Positiva: uma tendência crescente de sustentabilidade hídrica empresarial

Sustentabilidade hídrica

Água Positiva: Restaurando o Equilíbrio Hídrico e Ambiental em um Mundo em Transformação

O conceito de Água Positiva concentra-se em abordar os problemas ambientais de forma sustentável em um mundo onde a atividade humana teve um profundo impacto no ciclo da água e em seus recursos. Ao longo da história, a revolução industrial e o desenvolvimento econômico levaram a um aumento nas emissões de CO2 e à alteração do meio ambiente, incluindo a pressão sobre as massas de água. Portanto, Água Positiva é uma iniciativa que busca restaurar a saúde dos recursos naturais enquanto mantém os pilares fundamentais da qualidade de vida e da economia.

A Pegada Hídrica tornou-se um indicador-chave na gestão da água, e observa-se que 15% da água utilizada no mundo é destinada à exportação na forma de água virtual (Hoekstra e Hung, 2002). 67% da circulação de água virtual está relacionada ao comércio internacional de cultivos, tornando-se imperativo que tanto os governos quanto as associações empresariais estejam cientes de quanto de água estão envolvidos em seus produtos e como devem compensar isso em suas bacias hidrográficas.

Mapa global que mostra os países com importação líquida de água virtual relacionada à importação de produtos agrícolas e industriais de países latino-americanos (verde) e países com exportação líquida de água virtual devido a exportações agrícolas e industriais para países latino-americanos (vermelho) durante o período de 1996-2005. Apenas os maiores fluxos brutos de água virtual são mostrados (mais de 10 bilhões de metros cúbicos por ano). Fonte: Mekonnen, M.M., Pahlow, M., Aldaya, M.M., Zarate, E. e Hoekstra, A.Y. (2015) Sustentabilidade, eficiência e equidade do consumo de água e poluição na América Latina e no Caribe, Sustentabilidade, 7(2): 2086-2112.

Water Positive propõe medidas para que as empresas compensem sua pegada hídrica e tenham um impacto positivo no meio ambiente, incluindo a redução do consumo de água, a dessalinização, a reutilização da água e a captação de água da chuva. Este enfoque cria um mercado semelhante aos créditos de carbono, mas focado na compensação do recurso hídrico utilizado e afetado na produção de produtos e serviços. A iniciativa promove a colaboração e o intercâmbio entre regiões ou países para equilibrar o uso da água e promover a responsabilidade compartilhada na gestão do recurso hídrico em nível global.

Water Positive também convida a abordar os impactos ambientais da captação de águas pluviais, agricultura, construção de reservatórios e barragens, poluição da água, mudanças climáticas, produção de energia, desmatamento e pavimentação de superfícies impermeáveis no ciclo da água.

Fonte: ALADYR


ÚLTIMAS NOTÍCIAS: PANAMÁ: DESAFIOS HÍDRICOS E OPORTUNIDADES PARA A INDÚSTRIA DE TRATAMENTO

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: PROJETO DE LEI DO COMBUSTÍVEL DO FUTURO É APROVADO NA CÂMARA

Mais sobre este autor:

Fundada em 30 de novembro de 2010, no âmbito do II Seminário Internacional de Dessalinização na cidade de Antofagasta, Chile. A AADYR é uma associação sem fins lucrativos que promove conhecimentos oportunos e experiências em torno de tecnologias de dessalinização, reuso de água e tratamento de efluentes, a fim de otimizar a gestão hídrica na América Latina e garantir o acesso à água potável dentro de padrões de qualidade, eficiência, sustentabilidade, desenvolvimento econômico e futuro social.

Mais publicações deste autor »

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: