NOTÍCIAS

Tecnologia converte água do mar em água potável em apenas meia hora

O filtro requer apenas luz solar direta para purificar a água

 

mar

 

Uma pesquisa criou uma tecnologia que pode converter grandes volumes de água do mar em água potável em menos de 30 minutos. Utilizando energia solar, a ferramenta visa completar o processo de dessalinização de forma mais eficiente do que as práticas atuais.

O filtro requer apenas luz solar direta para purificar a água. Durante o processo, o dispositivo, batizado de PSP-MIL-53, atrai e retém moléculas dos sais da água. Em seguida, é colocado sob a luz do sol para regenerar o sal, por quatro minutos, e já pode, novamente, retornar à água para mais uma vez reter mais moléculas de sal.


LEIA TAMBÉM: NOVO SISTEMA PRODUZ ÁGUA POTÁVEL A PARTIR DE ENERGIA SOLAR


Baixo índice de sólidos dissolvidos totais

O líder do projeto, professor Huanting Wang da Universidade Monash, na Austrália, disse à BBC Mundo que o objetivo é beneficiar as comunidades mais remotas. Os pesquisadores conseguiram atingir um sólido dissolvido total (TDS) de menos de 500 mg/L. O recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) é de menos de 600 (mg/L).

Com o processo, foi possível filtrar partículas nocivas da água e gerar 139,5 litros de água limpa por dia. O professor Wang defende a dessalinização como uma opção viável para a falta de água no mundo. Ele acredita que, com o tratamento correto, água do mar e água salobra podem ser integradas aos sistemas de abastecimento.

Questionado sobre o custo desse novo aparelho, o professor disse que ainda há um longo caminho a percorrer para torná-lo acessível à população. Ele afirmou à BBC que o custo de produção deve diminuir quando o produto for fabricado em larga escala.

Fonte: Isto é.


LEIA TAMBÉM: JAMAICA INTERVÉM NA DESSALINIZAÇÃO DESCENTRALIZADA

LEIA TAMBÉM: CHINESES E AMERICANOS CRIAM SISTEMA DE DESSALINIZAÇÃO

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:
Gás de efeito estufa pode dar origem a combustíveis sustentáveis

Gás de efeito estufa pode dar origem a combustíveis sustentáveis

Transformar poluição em combustível é o que se pretende com um processo denominado hidrogenação do dióxido de carbono (CO2), que transforma o CO2 – um dos principais gases de efeito estufa – em produtos químicos e combustíveis renováveis. Um dos produtos mais importantes é o metanol, um composto versátil utilizado em tudo, desde plásticos até combustíveis.

Continuar lendo »
'Temos projetos para ampliar capacidade de produção em 12%', afirma gerente-geral da Refinaria de Cubatão

‘Temos projetos para ampliar capacidade de produção em 12%’, afirma gerente-geral da Refinaria de Cubatão

Aos 70 anos, completados em 16 de abril, a Refinaria Presidente Bernardes de Cubatão (RPBC) tem muita história para contar e futuro no olhar. Por isso, A Tribuna conversou com o gerente-geral da RPBC, Fernando Tadeu de Castilho. Formado em Engenharia Mecânica pela Escola Federal de Engenharia de Itajubá (MG), Castilho ingressou na Petrobras em março de 1987, atuando em diversas refinarias, fábricas de fertilizantes e na sede. Ele exerce o cargo de gerente-geral desde 2010. No Estado de São Paulo, é a terceira refinaria em que atua nessa posição. Na entrevista, Castilho fala sobre a importância da refinaria para a cidade e o País, além das perspectivas econômicas da empresa em termos de sustentabilidade e de economia, dentre outros assuntos.

Continuar lendo »