Notícias

SAAE Sorocaba/SP eleva a qualidade do meio ambiente

Publicado em 05/06/2018 às 11:57:12

Um dos órgãos que mais contribui com o meio ambiente de Sorocaba e da região, o Saae trata o esgoto produzido pela população da cidade e evita que seja lançado na natureza in natura.

esgoto

As margens do rio Sorocaba são ponto de encontro para atividades de relacionamento social, saúde e bem-estar – LEANDRO NOGUEIRA / A.I. SAAE-SOROCABA

Um volume estimado em cem milhões de litros de esgoto que a cada novo dia seria despejado no rio Sorocaba e em seus afluentes, hoje é recolhido e tratado pelo Saae-Sorocaba e depois devolvido ao meio ambiente sem causar prejuízos à qualidade do rio. Esses cem milhões de litros tratados ao dia correspondem a 96,45% de todo o esgoto doméstico gerado na cidade. Equivale também a aproximadamente 1/6 do volume da água (vazão) do rio Sorocaba, em dias de estiagem.

Os trabalhos do Saae-Sorocaba não param por aí. Daqui dois anos, a sociedade vai começar a beber em suas casas a água de qualidade, retirada do rio Sorocaba e tratada por moderno processo com o uso de ozônio. Neste momento segue em ritmo acelerado a construção da estação de tratamento no bairro Vitória Régia.

Rio Sorocaba

Essa realidade muito se distingue da década de 1990, quando o rio Sorocaba chegou a ser considerado por muitos, como um canal de esgoto correndo a céu aberto. Hoje despoluído e com ciclovia e calçada na maior parte do seu entorno urbano, as margens do rio Sorocaba são ponto de encontro para atividades que estimulam o relacionamento social, a saúde e o bem-estar: pesca amadora, o ciclismo, a caminhada ou corrida.

Graças ao processo de despoluição iniciado há 18 anos pela Prefeitura, e executado com o trabalho do Saae-Sorocaba, praticamente a qualquer hora do dia, os pescadores e esportistas são vistos por aqueles que trafegam em seus veículos pela avenida que margeia o rio mais importante da cidade.

Despoluição

“É com muito empenho que damos sequência ao processo de despoluição previsto no plano diretor do Saae-Sorocaba. Em dois anos dessa atual administração, com o incentivo do prefeito José Crespo, elevamos em 5% o percentual de esgoto tratado, em relação ao volume total produzido pela nossa população”, comemora o diretor-geral do Saae-Sorocaba, Ronald Pereira da Silva. Em setembro de 2016 eram tratados 91,49% de todo o esgoto e agora, 96,45%.

O diretor de produção do Saae-Sorocaba, Reginaldo Schiavi, cita também que, com o crescimento da população em Sorocaba nas duas últimas décadas, a situação do rio Sorocaba hoje seria semelhante a do rio Pinheiros na capital paulista, caso não tivesse sido realizado o trabalho de despoluição. “No rio Pinheiros na capital, praticamente não existe vida aquática”, compara o diretor Schiavi.

Educação Ambiental e conscientização 

A conscientização da sociedade sobre a preservação do meio ambiente é outra preocupação do Saae-Sorocaba. Desde o ano passado, o diretor-geral da autarquia, Ronald Pereira da Silva, incentiva as ações da Equipe de Educação Ambiental do Saae-Sorocaba.

Além de programas fixos onde monitora visitas da população às estações de tratamento de água e nas de esgoto, a Equipe de Educação Ambiental do Saae-Sorocaba atende a população no Centro de Educação Ambiental (CEA), na margem do rio Sorocaba, em frente o Poupa Tempo. Participa ainda de eventos em empresas, atividades da Prefeitura, inaugurações e campanhas diversas.

O foco é sempre o mesmo: ressaltar a necessidade de preservar o meio ambiente, sempre focando nos recursos hídricos, transmitindo técnicas e comportamentos que reduzam a geração de poluentes.

Quase metade bebe água direto da torneira 

A população de Sorocaba confia e atesta a qualidade da água distribuída pelo Saae-Sorocaba. Quase a metade das pessoas consultadas no município por pesquisa da Ares-PCJ declarou beber a água diretamente da torneira, sem filtrar.

Dos consumidores ouvidos, 47,2% disseram que bebem a água direto da torneira. 85,1% bebem a água distribuída pelo Saae-Sorocaba, independente do hábito de filtrarem ou não. E quase todo mundo, 92% dos consultados, utilizam a água tratada e distribuída pelo Saae-Sorocaba para preparar as suas refeições.

O diretor de produção do Saae-Sorocaba, Reginaldo Schiavi, confirma que a água distribuída em Sorocaba está entre as que mais atendem os padrões de potabilidade no Brasil. “A nossa água chega própria para o consumo nas residências, mas é bom estar atento para as eventuais impurezas na caixa d”água, principalmente quando deixam de ser lavadas a cada seis meses”, orienta.

A pesquisa também mostrou que, de 0 a 10, o Saae-Sorocaba conquistou a nota 7,8 no quesito satisfação geral; um décimo a mais do que a média entre os municípios da agência reguladora ARES PCJ, que está em 7,7.

Foram consultadas pessoalmente e individualmente as opiniões de 388 chefes de família, responsáveis pela ligação de água ou por estabelecimentos comerciais, em todas as regiões de Sorocaba. A pesquisa foi encomendada pela ARES PCJ e realizada pela empresa Limite Consultoria e Pesquisa de Marketing Ltda, nos dias 18 e 19 de janeiro.

Fonte: Cruzeiro do Sul.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *