NOTÍCIAS

Secretaria de Recursos Hídricos do Ceará inicia processo licitatório para Projeto Malha D’água

O Governo do Ceará, através da Secretaria de Recursos Hídricos, inicia o processo licitatório para implantação do Sistema Adutor Banabuiú – Sertão Central do Projeto Malha D’água, no âmbito do Contrato de Empréstimo celebrado com o Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD – Banco Mundial)

 

tubulacao

 

A abertura do processo licitatório foi publicado no Diário Oficial da União e no Diário Oficial do Ceará na última quinta-feira (3).

O processo refere-se a contratação dos estudos, planos, design (projeto executivo) e execução das obras do Sistema Adutor Banabuiú – Sertão Central (SAB – SC), pertencente ao Projeto Malha D’água para o abastecimento de água tratada de 9 (nove) sedes municipais e 38 (trinta e oito) distritos selecionados, no Estado do Ceará, brasil.


LEIA TAMBÉM: SABESP REALIZA MELHORIA NO SISTEMA DE ABASTECIMENTO EM CARAGUATATUBA/SP


O Projeto

A concepção do Projeto Malha D´àgua consiste na implantação de sistemas adutores a partir de açudes resilientes à seca, interligando-o diretamente às localidades beneficiadas. A localização da estação de tratamento, junto à fonte hídrica, garantirá o padrão adequado da qualidade da água tratada ao longo da adutora. O sistema prevê o abastecimento não apenas dos grandes centros urbanos, mas também das sedes distritais daqueles municípios contemplados.

A priorização do Sistema Adutor Banabuiú – Sertão Central (SAB – SC), concebido no âmbito do Contrato de Empréstimo, baseou-se em um conjunto de critérios hidrológicos, incluindo disponibilidade de água, criticidade do abastecimento de água atual e disponibilidade de água e fontes de água alternativas imediatas.

Fonte: Governo do Estado do Ceará.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS: SOLUÇÕES DE BAIXO CUSTO PARA TRATAMENTO DE ÁGUA DE REÚSO SÃO APRESENTADAS POR GRUPO DA UNESP EM LIVRO

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: NOVOS REATORES AMPLIARÃO CAPACIDADE DE TRATAMENTO DE ESGOTO EM CAMPO GRANDE/MS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:
Aterro sanitário em Manaus vai gerar biogás a partir de lixo urbano

Aterro sanitário em Manaus vai gerar biogás a partir de lixo urbano

O Centro de Tratamento e Transformação de Resíduos (CTTR), construído em Manaus, no Amazonas, vai aproveitar as emissões de gases do efeito estufa geradas na decomposição do que é descartado em toda a Região Metropolitana para produzir biogás. Com um terço das obras concluídas, a nova infraestrutura já pode começar a receber resíduos de todos os municípios localizados em um raio de 150 quilômetros da capital.

Continuar lendo »

ABES e Caesb promovem webinar sobre as estruturas de saneamento que serão visitadas durante o 33º Congresso da ABES

Nesta sexta-feira, 23 de maio, às 14h30, a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES), em parceria com a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb), realiza um webinar que antecipa os bastidores de algumas das principais operações de abastecimento e tratamento de água e esgoto do país, estruturas que estarão abertas à visitação durante o 33º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental (CBESA), promovido pela ABES, entre os dias 25 e 28 de maio, em Brasília.

Continuar lendo »