NOTÍCIAS

Reúso de água: uma oportunidade para enfrentar os desafios da agricultura

Segundo dados recentes das Nações Unidas, a agricultura é responsável por 70% da extração de água em todo o mundo. Se levarmos em conta, além disso, que está previsto que a quantidade de alimentos terá que ser dobrada em escala global até 2050, é claro que as necessidades de água para a agricultura aumentarão nos próximos anos.

reuso-agua

As necessidades de água aumentarão para a produção em geral (Imagem: La Nación)

Neste ambiente, o uso dos chamados recursos não convencionais (potabilização da água do mar e reúso de efluentes tratados) será essencial para atender a essas necessidades crescentes.

A Espanha é um exemplo na utilização do reúso e, mais especificamente, na agricultura. Cerca de 25% das terras agrícolas irrigadas na União Européia correspondem a Espanha, e esta atividade responde por mais de 5% da economia do país, e regiões com valores acima de 20%. Algumas províncias desprovidas antes dos anos 70, como Almería, são agora áreas ricas graças a uma agricultura altamente tecnificada.

Com cerca de 40-50% do total da União Europeia, a Espanha é o primeiro país europeu em reúso e o quinto em capacidade instalada no mundo. As vantagens do reúso são óbvias, a disponibilidade de água é aumentada, o efeito negativo das descargas de efluentes é reduzido e a pressão sobre as fontes de águas superficiais e subterrâneas são diminuídas.

No entanto, a incorporação deste recurso implica possuir um quadro legal ou jurídico adequado, uma análise e redução dos riscos para a saúde, avaliação da qualidade da água, preço adequado e competitivo (incluindo o transporte da estação de tratamento), e uma aceitação consciente dos usuários, que muitas vezes expressam rejeição sobre essa possibilidade.

reuso-agua

Desenvolvimento tecnológico na Argentina

O desenvolvimento tecnológico na Argentina está no mesmo nível que a Espanha, e países como Brasil, Chile e Peru, que sofrem secas muito fortes, assim como a Argentina, já possuem dezenas de estações tecnificadas. Infelizmente, essas aplicações não são difundidas e não possuem atualmente regulamentações locais para que possam ser utilizadas.

No entanto, deve-se notar que a água proveniente da dessalinização do mar e o reúso de efluentes tratados é igual ou superior à qualidade da água potável que o planeta consome hoje.

O tema sobre reúso de água no campo foi um dos conteúdos no último mês de março do Seminário Anual de Dessalinização, Reúso e Tratamento de Águas e Efluentes, da Aladyr, declarado de interesse pela Secretaría de Turismo de la Nación y el Ente de Turismo de la Ciudad, em Buenos Aires, Argentina.

Sobre os autores: Alejandro Sturniolo é diretor da Associação Latino-Americana de Dessalinização e Reuso da Água (Aladyr) e da Associação Internacional de Dessalinização (IDA). Domingo Zarzo é presidente da Associação Espanhola de Dessalinização e Reutilização (Aedyr) e membro executivo da IDA.

Referência: Alejandro Sturniolo e Domingo Zarzo, La Nación da Argentina, adaptado por Portal Tratamento de Água

Traduzido por Gheorge Patrick Iwaki

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS