NOTÍCIAS

O reúso como acelerador da universalização do saneamento e da economia brasileira

O reúso como acelerador da universalização do saneamento e da economia brasileira

Especialistas debatem sobre os modelos de parceria público-privados e tecnologias da regeneração da água que estão virando o jogo da expansão do saneamento no Brasil. 

Com apenas 1% dos efluentes sendo reutilizados no Brasil, frente a 10% na Espanha, os especialistas destacaram o imenso potencial nacional. Assim também, o reuso, aliado à dessalinização, desponta como solução para garantir abastecimento populacional e continuidade de atividades industriais estratégicas, como a siderurgia e a produção de alimentos.

Casos como o Aquapolo em São Paulo e o projeto da CESAN no Espírito Santo mostram que é possível unir inovação tecnológica e viabilidade econômica. No Espírito Santo, por exemplo, uma parceria público-privada com a ArcelorMittal possibilitou a construção de uma estação de reuso sem aporte de recursos públicos. A indústria financia, recebe água a preço competitivo e a população ganha com o alívio na demanda por água potável.

O debate também apontou que o futuro do saneamento depende da diversificação da matriz hídrica e da regionalização do sistema. Além disso, o reuso não se limita à tecnologia: envolve modelo de negócios, legislação, planejamento público e engajamento social.

O desafio não é apenas técnico. Ainda há preconceitos e entraves políticos. Mas, como afirmaram os convidados, é urgente garantir água para o presente e o futuro. O reuso é uma ferramenta de adaptação às mudanças climáticas e de desenvolvimento sustentável — e precisa ser tratado como prioridade estratégica nacional.

Assista na Íntegra: 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS