Serão beneficiadas diretamente cerca de 450 mil pessoas. Investimento soma de R$ 150 milhões
Imagem Ilustrativa
Novos reservatórios do Sítio Cercado e Santa Quitéria vão estocar 25,2 milhões de litros de água. Previsão é que sejam concluídos até o fim deste ano, mas entrem em operação em maio de 2022, junto com outras estruturas.
A Sanepar está construindo dois novos reservatórios, em Curitiba, que vão reforçar o sistema de abastecimento de água da Região Metropolitana. Na semana passada, foi feita a concretagem do reservatório do Sítio Cercado, com 470 metros cúbicos de material. Nesta semana, será feita a concretagem do reservatório em Santa Quitéria. Construídos em aço vitrificado, cada um deles terá capacidade de reservação de 10 milhões de litros.
A previsão é que sejam concluídos até o fim deste ano, mas entrem em operação em maio de 2022, junto com outras estruturas. Além desses reservatórios, serão construídos outros dois, no Lamenha Pequena e no Butiatuvinha. No total, somam 25,2 milhões de litros de água a mais reservados. E também mais 107 quilômetros de rede de distribuição e adutoras. Serão beneficiadas diretamente cerca de 450 mil pessoas.
Os investimentos são em torno de R$ 150 milhões. Esse complexo de obras que a Sanepar está executando irá atualizar o modelo de distribuição de água e atender ao crescimento populacional, conforme indica o Plano Diretor do Sistema de Abastecimento Integrado (SAIC).
LEIA TAMBÉM: ESTAÇÃO GUANDU NÃO PASSA POR UMA REFORMA DESDE O INÍCIO DA DÉCADA DE 1980
Obras estruturantes
O diretor-presidente da Sanepar, Claudio Stabile, explica que o Plano Diretor da Companhia contempla ações de médio e longo prazo que acompanham a projeção do crescimento em todas as regiões onde atua.
“São obras estruturantes que modernizam a estrutura e melhoram a nossa eficiência, acompanhando o crescimento da população.”
As obras são complexas e movimentam uma estrutura gigante. No Sítio Cercado, somente na concretagem da laje que servirá de base para o reservatório, foram utilizados 470 metros cúbicos de concreto e 58 toneladas de aço. No transporte do concreto, foram necessários 62 caminhões betoneiras.
O reservatório terá 40 metros de diâmetro e 8 metros de altura. No Santa Quitéria, na concretagem serão utilizados 46 toneladas de aço e o mesmo volume de material para a laje. Ali, o reservatório terá 33 metros de diâmetro e 10 metros de altura.
Fonte: Agência de Notícias do Paraná.