NOTÍCIAS

Reservas de águas subterrâneas em perigo

Estudo descobre que a agricultura está levando as reservas de águas subterrâneas para um ponto de ruptura

 

aguas-subterraneas-0417

 

Compras de supermercado ambientalmente conscientes não envolvem apenas considerações sobre as fontes de proteína e procura por produtos “fair trade” (comércio justo). O local aonde os alimentos são cultivados é tão crucial quanto, devido ao crescente uso das reservas não sustentáveis de águas subterrâneas. É o que mostra um novo estudo.

“Taxas alarmantes de esgotamento das águas subterrâneas ao redor do mundo… devido principalmente às retiradas de água para irrigação”, o relatório declara.

A pesquisa, publicada na revista científica Nature, mostra que aproximadamente 11% do uso das águas subterrâneas não renováveis para irrigação está inserido no comércio internacional de alimentos, dos quais dois terços são exportados pelo Paquistão (29%), Estados Unidos (27%) e Índia (12%) somente.

As culturas que mais contribuem com o uso das águas subterrâneas são arroz (29%), trigo (12%), algodão (11%), milho (4%) e soja (3%).

O uso de água subterrânea não renovável para a irrigação aumentou em um quarto de 2000 até 2010.

Carolin Dalin da University College de Londres, que liderou o grupo internacional de pesquisadores, disse que é necessário tomar uma ação para tratar essa tendência.

“A nossa pesquisa mostra que, a menos que consumidores e produtores concordem em adotar estratégias que maximizem o uso sustentável da água por longo prazo, a maior parte da população mundial corre o risco de ver um aumento do preço dos alimentos ou uma interrupção do seu fornecimento”, ela disse.

“Sob a futura mudança climática, as secas deverão ser mais frequentes em muitas regiões e nós devemos preservar as reservas de águas subterrâneas para esses períodos”.

Transparência

Yoshihide Wada, um coautor e vice-diretor da IIASA Water Program, disse que deve haver mais transparência sobre os recursos hídricos.

“Os produtos que os consumidores compram no supermercado podem ter impactos ambientais muito diferentes, dependendo de onde são produzidos e como são irrigados”, Wada disse.

“Para ajudar os consumidores a fazer escolhas mais sustentáveis sobre seus alimentos, os produtores devem considerar incluir um rótulo sobre água que deixe claro esses impactos”.

Foto: U.S. Department of Agriculture

Fonte: Australian Water Association, adaptado por Portal Tratamento de Água – www.tratamentodeagua.com.br

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: