NOTÍCIAS

Pnud e Bovespa conectam doadores a projetos que querem alcançar os Objetivos Globais da ONU

pnudbolsa-ecod.jpg

Projetos alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são escolhidos pela Bovespa para receberem recursos de doadores, em iniciativa apoiada pelo Pnud
Foto: Divulgação

Para apoiar organizações não governamentais que buscam cumprir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) no Brasil firmou uma parceria com a BM&FBovespa. A iniciativa – chamada Bolsa de Valores Socioambientais (BVSA) – seleciona projetos que apoiam a Agenda 2030 e os conecta a doadores institucionais e individuais.

Em 2015, cerca de 1,5 milhão de reais foi captado pelo programa. Desde 2003, ano em que foi criada, a BVSA já captou 15,7 milhões para projetos e iniciativas socioambientais. A partir de 2010, a Bolsa começou a alinhar as suas ações com os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) das Nações Unidas.

Com a adoção da Agenda 2030, a BM&FBovespa procurou a agência da ONU para alavancar projetos que contribuam para o cumprimento dos ODS.

Após atingir a meta de 50 mil reais, a Bolsa monitora a aplicação dos recursos, com visitas técnicas e relatórios

Anualmente, 20 projetos ficam disponíveis na Bolsa para receberem recursos. Após aprovação por um comitê técnico, eles recebem 50 mil reais da Brazil Foundation e ficam disponíveis para um segundo financiamento de até 50 mil reais de doadores.

Acompanhamento
A BVSA atua como intermediadora nesse processo, coordenando a seleção das iniciativas e realizando o acompanhamento da utilização dos recursos. Os doadores, individuais ou institucionais, podem selecionar projetos por região geográfica, tema e público específico, além de contribuir com mais de uma iniciativa. Os valores são depositados em uma conta da Bolsa e repassados integralmente à organização somente após ela ter captado todos os recursos.

Para o acompanhamento das captações financeiras, as organizações beneficiadas enviam relatórios que ficam disponíveis para os investidores no site da BVSA. Após atingir a meta de 50 mil reais, a Bolsa monitora a aplicação dos recursos, com visitas técnicas e relatórios.

Análise específica
“Todos os projetos passam por um comitê de seleção. Somente após uma análise específica sobre o alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável é que os projetos ficam disponíveis para receberem recursos. Com isso, incentivamos o investimento social privado, socioambiental e a construção de uma pauta positiva para a Agenda 2030”, explicou a diretora de sustentabilidade da BM&F Bovespa, Sonia Favaretto.

De acordo com a gerente de Parcerias e Desenvolvimento para o Setor Privado do Pnud, Luciana Trindade de Aguiar, o investimento social privado tem disponibilizado ativos expressivos. “O engajamento de institutos e fundações corporativas amplia as oportunidades e os esforços globais, nacionais e locais de desenvolvimento”, afirmou.

Transformação social
A representante do Pnud acredita que o programa esteja favorecendo a construção de uma cultura de filantropia de transformação social.

O Centro Internacional do Pnud em Istambul calculou que, até 2030, para garantir o cumprimento dos 17 ODS em todo o planeta, serão necessários de 3,3 a 4,5 trilhões de dólares ao ano em gastos públicos, investimentos e auxílios. Grande parte dos recursos deve vir do setor privado, com o apoio a projetos regionais de impacto social.

Acesse o site da BVSA aqui.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS