Defesa Civil do Estado lançou Operação Carro-Pipa
O Governo do Piauí decretou situação de emergência em 82 municípios, com prazo de 90 dias, por causa da seca no Estado. O decreto foi publicado no Diário Oficial do Estado do Piauí, nesta segunda-feira, 6.
A decisão levou em conta a falta de chuvas no território piauiense, que já dura seis meses, além da previsão de poucas chuvas na região sudeste do Piauí entre janeiro e fevereiro de 2025.
Segundo o diretor de Resposta da Defesa Civil do Estado do Piauí, José Inácio Sobrinho, os órgãos responsáveis já monitoravam a situação e elaboraram ações emergenciais para dar toda a assistência necessária às famílias afetadas pela seca.
“Tivemos um período de bastante seca, então existe um risco enorme de falta de água para animais, pessoas e até mesmo em algumas zonas urbanas”, disse o gestor. “Com essa prorrogação, podemos dar uma maior assistência à nossa população.”
Com a assinatura do decreto, a Operação Carro-Pipa trabalha para minimizar os efeitos da seca que acomete parte do Estado. A iniciativa tem o objetivo de contratar pipeiros aptos a trabalhar em serviços de coleta, transporte e distribuição de água potável para consumo humano.
O Piauí é governado por Rafael Fonteles (PT), que venceu as eleições de 2022 no primeiro turno, logo em sua primeira disputa. Anteriormente, ele foi secretário da Fazenda no Estado, durante a gestão do petista Wellington Dias, atual ministro do Desenvolvimento no governo de Luiz Inácio Lula da Silva.
Fonte: Revista Oeste