NOTÍCIAS

MS tem potencial para produzir 7 milhões de m³ de biometano por dia

MS tem potencial para produzir 7 milhões de m³ de biometano por dia

Circuito Biogás destaca estado como líder potencial em energia renovável

Campo Grande foi palco, no dia 01/04, da quarta edição do Circuito Biogás nos Estados, evento que visa impulsionar o desenvolvimento e uso de biogás e biometano no Brasil.

Realizado pela Associação Brasileira do Biogás (ABiogás), em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), o evento reuniu autoridades, especialistas e representantes do setor industrial para debater as oportunidades e desafios relacionados à produção desses combustíveis renováveis.

O evento contou com a presença de importantes lideranças, como o secretário Jaime Verruck, da Semadesc, e a presidente da ABiogás, Renata Isfer, além de outros representantes da indústria local e do setor público. A cerimônia de abertura foi marcada por debates sobre as perspectivas do biogás e biometano em Mato Grosso do Sul, e o impacto da política pública na geração de tecnologias sustentáveis.

Em sua fala, o secretário Jaime Verruck destacou a importância da política pública de Mato Grosso do Sul para o incentivo ao desenvolvimento de novas tecnologias voltadas para a produção de biogás e biometano.

“O Estado de Mato Grosso do Sul tem uma política inovadora, a DMS, que busca incentivar, por meio de políticas públicas, o desenvolvimento de novas tecnologias na produção de biogás. Nosso foco é especialmente a proteína animal e seus resíduos. Já temos várias plantas instaladas no Estado e o grande potencial de geração de biometano está no setor agropecuário”, afirmou Verruck.

Ele enfatizou que o biometano tem um grande papel na substituição de combustíveis fósseis, como o diesel, contribuindo para a descarbonização do setor de transportes. “O biometano pode ser integrado à rede de gás natural, melhorando sua performance e reduzindo a dependência de combustíveis poluentes”, completou.

Renata Isfer, presidente da ABiogás, reforçou a posição de Mato Grosso do Sul como um dos estados com maior potencial de produção de biogás e biometano no Brasil. “O Estado tem um grande potencial, com mais de 7 milhões de metros cúbicos de biometano por dia, enquanto a produção nacional atual é de apenas 840 mil metros cúbicos. O maior potencial vem do setor agropecuário, especialmente de resíduos de suinocultura e dejetos da bovinocultura, seguidos pelo setor agrícola e plantas de tratamento de esgoto”, explicou Isfer.

Ela também ressaltou a importância do apoio do setor público para o crescimento do setor privado.

“A colaboração entre o setor público e privado é essencial para avançarmos nas políticas públicas e executarmos ações que favoreçam o crescimento da produção de biogás e biometano”, disse a presidente da ABiogás, destacando a boa relação entre a Semadesc e a associação.

Futuro

Mato Grosso do Sul já conta com três plantas de biogás em operação e uma quarta, com investimento de R$ 350 milhões, que está licenciada e em processo de construção.

O governo estadual também tem promovido programas como o “Leitão Vida” e o “MS Renovável”, que incentivam o uso de biodigestores nas granjas de suinocultura, viabilizando o aproveitamento de resíduos e a produção de energia. Atualmente, 43 granjas já geram energia suficiente para abastecer uma cidade de até 11 mil habitantes.

Durante o evento, duas mesas-redondas discutiram temas como incentivos fiscais, infraestrutura, logística e o papel do Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO Verde) no desenvolvimento do setor. A segunda mesa abordou o biometano como uma alternativa estratégica para a transição energética e a descarbonização da economia.

O governo estadual tem se empenhado em fortalecer a matriz energética renovável, com o objetivo de alcançar a neutralidade de carbono até 2030.

Fonte: Campo Grande News


 

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS