NOTÍCIAS

Brasileiros estão preocupados com o meio ambiente e o aquecimento global, mostra pesquisa

Meio Ambiente

Os eventos climáticos extremos vêm afetando todo o Brasil cada vez mais frequentemente

mudanças climáticas

De norte a sul, tempestades, inundações, deslizamentos e secas afetam o dia a dia das pessoas e expõem o racismo ambiental, já que os efeitos mais perigosos se dão principalmente sobre a população preta e pobre, que, empurrada para condições insalubres, é a que mais perde vidas e recursos.

Essas tragédias provocadas pela crise climática não têm passado em branco para a população em geral. Para 90% de brasileiras e brasileiros, estão ocorrendo mais desastres climáticos agora do que havia antes. Quase 70% acreditam que o aquecimento do planeta pode prejudicar muito suas vidas, e 52% estão muito preocupados com o meio ambiente, detalha a Folha.

Os dados fazem parte do levantamento “Mudanças climáticas na percepção dos brasileiros 2022″, encomendado pelo Instituto Tecnologia e Sociedade (ITS) do Rio e realizado pelo Ipec. O estudo também constatou que mais da metade dos entrevistados votou em algum político por suas propostas socioambientais.


LEIA TAMBÉM: ONU – RELATÓRIO ANUAL DE 2022 SOBRE MUDANÇAS CLIMÁTICAS


A pesquisa ainda apontou que a maioria da população acredita que são os governos e as empresas que podem contribuir mais para resolver o problema, destaca o Valor. Quase todos os brasileiros sabem sobre a destruição da Amazônia, e a maioria discorda que desmatar é necessário para que a economia brasileira cresça.

“O estereótipo do brasileiro que se preocupa com clima está errado. Não é apenas uma questão de esquerda, de jovens, de mais escolarizados. De modo geral, três em cada quatro brasileiros estão preocupados com o tema”, disse Fabro Steibel, diretor-executivo do ITS Rio.

Em 2022, mais de 520 brasileiros morreram em desastres extremos, embora nem todos eles climáticos, e mais de 7.300 sofreram deslocamentos, lembra Daniela Chiaretti no Valor. “Está se tornando realidade no Brasil”, diz Ana Toni, secretária de Mudança do Clima do Ministério do Meio Ambiente. Assim, apesar de alguns recuos em relação aos percentuais obtidos no estudo relativo a 2021, a preocupação da população sobre meio ambiente e mudanças climáticas continua alta – ao contrário do que ocorre nos Estados Unidos.

“Há muito contraste com a percepção dos americanos. Se 70% dos brasileiros dizem que o aquecimento prejudica a eles e suas famílias, são só 16% nos EUA. Os americanos pensam que é algo distante, no tempo e no espaço. Algo para as gerações futuras e para ursos polares e algum país em desenvolvimento. Mas não os EUA”, disse Anthony Leiserowitz, diretor do programa de comunicação sobre mudança climática da Universidade de Yale.

Esta é a terceira edição do levantamento, que, entre novembro de 2022 e janeiro de 2023, ouviu 2.600 pessoas com 18 anos ou mais. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, com um nível de confiança de 95%.

Em tempo: Em várias capitais brasileiras, manifestações em defesa dos Povos Indígenas e do meio ambiente ocorreram no domingo (18/6). Os atos alertaram a população contra projetos que foram aprovados ou estão em tramitação no Congresso Nacional, como o do marco temporal, informa o Diário do Nordeste. Em São Paulo, um imenso e inflável globo terrestre marcou a manifestação na Avenida Paulista. Com cartazes lembrando as mortes do jornalista Dom Phillips e do indigenista Bruno Pereira, os manifestantes fizeram uma caminhada contra o marco temporal e pediram por soluções urgentes para a crise climática, relata a Agência Brasil.

Fonte: ClimaInfo


ÚLTIMAS NOTÍCIAS: MATA ATLÂNTICA TEM MAIOR CONCENTRAÇÃO DE CARBONO POR HECTARE ENTRE BIOMAS DO PAÍS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: BRASIL PODE EXPORTAR HIDROGÊNIO VERDE NA FORMA DE AÇO

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: