Também conhecido como teste de reatores estáticos, é um equipamento de laboratório utilizado para ensaio de floculação e tem a finalidade de determinar as dosagens ótimas dos insumos químicos, como coagulantes, polímeros e alcalinizantes a serem aplicados no processo de tratamento de água de abastecimento público, efluentes industriais e esgoto doméstico
Imagem Divulgação Degani-Vaduz
As características físico-químicas da água bruta influenciam na definição de dosagem ideal dos produtos químicos aplicados ao processo com menor custo, ou seja, evitando superdosagem de insumos.
Imagem: Equipamento de Ensaio de Jarros (imagem ilustrativa da internet)
Como o jar-test funciona?
Os equipamentos de jar-test, consistem em uma base sobre a qual são colocados jarros. A agitação pode ser magnética ou mecânica com auxílio de hastes e o gradiente de velocidade de agitação e tempo podem ser controlados para replicar de forma mais assertiva o sistema operacional. Esses equipamentos podem ser digitais ou analógicos, com quantidades variadas de jarros.
De forma simplificada, a metodologia empregada consiste na definição do pH ideal, dosagens variadas de coagulante e floculante para verificar a dosagem de melhor floculação e limpeza do clarificado.
Após essa etapa, faz-se um novo jar-test com o mesmo pH ideal e dosagem de coagulante em todos os jarros, variando as dosagens do polímero utilizado na floculação.
Por fim, considerando o pH de saída, aspecto dos flocos formados, cor e turbidez do clarificado e quantidade de lodo decantado, define-se a melhor dosagem a ser aplicada em sistemas contínuos, como ETA’s ou sistemas em batelada como tratamento de efluentes industriais.
Se você busca produtos de qualidade para tratamento de água e efluentes, a Degani-Vaduz oferece todo suporte técnico e as melhores soluções para sua empresa.
Conheça as novas regras do governo para o incentivo ao biometano, que visam reduzir emissões e fortalecer a produção de energia renovável a partir de 2027.
Deslocar o olhar do algoritmo para o ser humano é essencial para que a tecnologia seja uma aliada, e não uma ameaça, à construção de uma sociedade mais justa, inclusiva e sustentável. Confira no artigo
Estação Anhumas passa por modernização e vai transformar Campinas na maior produtora de água de reuso da América Latina até 2025. Campinas se prepara para escrever um novo capítulo na
A ChartWater™, referência global no tratamento de águas e efluentes industriais, convida para o evento Inovação e Sustentabilidade na Gestão de Águas Industriais, que será realizado no Biopark, em Toledo/PR, no dia 23 de setembro de 2025, das 08h30 às 13h00.